Sobre coxinhas e petralhas

Eu sei que o país ta num momento bosta. Eu sei que nessas horas a racionalidade cai um pouco por terra, porque é difícil ser racional com emprego na corda bamba, com os benefícios sendo cortados, etc. Mas eu to meio perplexa com as barbaridades que ando lendo. Nunca imaginei que veria pessoas que até então eu achava que eram inteligentes usando argumentos tão rasos, defendendo a bandeira de partidos como se fosse de time de futebol. 

Pior, nunca imaginei que veria essas pessoas defendendo coisas indefensáveis só pra não dar o braço a torcer. Pelo amor, sabe... vamos lá:

- é inegável que a condição da população brasileira melhorou com os programas sociais que o PT priorizou. Não vemos mais aquelas pessoas com pele e osso morrendo de fome no Jornal Nacional, e isso é um fato. Não concordo 100% com as premissas do Bolsa Familia, acredito que várias coisas precisam mudar no programa para evitar abusos e distorções, principalmente a base para concessão do benefício. Quer discordar, discorda, mas chamar de bolsa esmola? Really? Fome no estômago dos outros é refresco...  

- a corrupção no Brasil é sistêmica. Não começou com o PT, não é novidade. É bem verdade que atingiu um ponto absurdo. Mas não da pra (i) petista falar que o PSDB também rouba; (ii) tucano falar que o PT rouba mais.  Sério, gente... amigo meu falar qualquer uma dessas merdas sem ficar vermelho de vergonha, pra mim, é motivo de unfriend. E não é no facebook não, é na vida mesmo. 

- a política financeira da Dilma em seu primeiro mandato foi um lixo. LIXO. A indústria ta na merda, as pessoas estão perdendo emprego (vi uma empresa demitir 40% de seu quadro em 2013, muito antes do ápice da crise, que é agora), o varejo está às moscas, o crédito está nas alturas, o juros e a inflação decolaram. Isso tira o mérito do avanço do PT nas frente sociais? Não, não tira. Mas é um fato? É. E que país sustenta programa social com a economia no chão? Não sei... acho que nenhum.

- a Petrobrás está na lama, e sim, o grande motivo é corrupção. A roubalheira lá dentro começou em 2002? Não, Paulo Francis que o diga. Mas, o PT não era o partido honesto que ía moralizar as instituições brasileiras? Como é que ficaram 12 anos no poder, sendo que a nossa atual Presidente (não me venham com Presidenta que me da gastura) foi ministra de Minas e Energia, e deixaram isso passando por debaixo da perna?  

- alternância de poder é bom, muito bom. Mas nem PT nem PSDB podem usar isso no ataque. Temos 12 anos de governo federal do PT. A coisa ta boa? Nem um pouco. Mas aí, temos mais de 20 anos de governo estadual de PSDB. A coisa ta melhor? HA HA HA. Meu chuveiro no conta gotas, e meus 6 assaltos/furtos no currículo que o digam. Ou seja, ninguém larga o osso, foda-se a população, e vamos apontar o dedo pro coleguinha. 

e pra não me estender... 

- PT, PSDB, PQP, tudo a mesma coisa. Os partidos em si, há muito se descolaram de seus ideais. Todo mundo é corrupto? Não. Existem sim algumas laranjas boas, mas a grande maioria ta mesmo podre. O nosso sistema permite e premia, então...

Então, amigos, melhorem. Melhorem, porque esse discurso de luta de classe, de coxinha pra lá, petralha pra cá, ta ruim de engolir. Todo mundo quer o melhor pra si. Quem é pobre quer ganhar dinheiro. Quem ta rico, quer sim ficar mais rico. Quem quer ganhar menos? Desconheço... Todo mundo quer ganhar mais, quer ter uma vida melhor - porque sim, da pra melhorar sempre. Nossos governantes não acertam 100%, mas todos tem algum mérito pra por nas costas. E quase todos tem teto de vidro. Não votei na Presidente, mas não acho que estaríamos num lugar muito diferente se o outro candidato tivesse ganhado. Fato é que ela foi eleita num processo democrático, e temos que respeitar isso. Temos que respeitar isso, bem como respeitar as posições diferente das nossas. Vamos subir o nível do debate, porque do jeito que tá, não da pra levar a sério não.

E pronto, chega, voltamos à programação normal.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @ Instagram

Back to Top