Uma capivara em evolução

Ontem tava rolando show da Katy Perry e no facebook um amigo postou que tava achando ela toda ruim. Uma criatura comentou algo assim "quem vê você aí reclamando pensa que não se acabou no show dela em 2011". Meu amigo então deu uma resposta que me faz gargalhar: Ah é pq eu jamais mudaria de opinião em anos né, sou uma capivara.  
Acredito que estamos em constante aprendizado e isso é natural, mudar de opinião conforme nossa visão de mundo vai alargando, né. E essas opiniões vão desde assuntos mais bestas e banais, como a voz oscilante da Katy Perry, até assuntos mais espinhentos e controversos.

Vim de uma cidade mini do interior, onde não havia muito espaço pra diversidade, era expert em julgamentos, sabia nada de nada. Fiz piada homofóbica, já fiz comentário machista, já caguei muita regra, já fui babaca pra caramba, e se bobear de vez em quando ainda sou. Mas penso que não nasci sabendo, que vivo pra aprender e ser uma pessoa melhor a cada dia. Vamos ganhando vivência, mordendo a língua, criando empatia, abrindo o olhar e a mente, e mudando. Isso é uma das belezas da vida. 

Alias, me lembro inclusive que já disse que opinião é opinião, NÃO MUDA, hahaha. Veja só... 

Acho também que é parte do processo comparar o que você achava, e o que você acha agora. Ver o que mudou, entender porque mudou, e aprender o porque você não vai mais falar aquelas bobagens - vai falar outras, pra lá na frente aprender de novo, e evoluir de novo. Por isso, me deixa toda indignada nego que não reflete sobre os erros do passado.

Tem uma amiga que falava que batom vermelho era coisa de ~vagabunda~. Ai outro dia apareceu de bico pintado lá em casa e eu, que já vagabundeei muito nessa vida, falei "ainda bem que parou de palhaçada com o batom vermelho, fica super bem em você". O que aconteceu? Armou o bico vermelho pro meu lado, pois nunca que eu falei um troço desse. Eu que não vou ficar martelando na tecla do falooou siiim, não acho que precise ficar atormentando a menina. É ótimo que ela se ligou que cor de batom não significa nada. 

Mas aí fico pensando... Se a pessoa não exerga a mudança, será que evoluiu? Será que esse novo pensamento dela vale só pro batom porque agora é moda, mas no fundo ela continua achando que existem coisas que meninas direitas não fazem, mas as vagabundas sim? Será que ela ainda acha que existem ~meninas direitas e vagabundas~?  Será que não estou eu aqui, mais uma vez, cagando uma regrinha? Pois é, hoje eu acordei uma capivara filosófica...
Mudem de opinião e usem filtro solar

10 comentários:

  1. Super interessante sua linha de raciocínio, Gabi. Eu era uma adolescente muito cabeça dura nesse sentido, de achar que a minha opinião era aquela e não mudaria nunca. E até há uns anos atrás mesmo, eu dizia coisas com aquela convicção de "pensarei assim pra sempre", sabe? rs. Mas qual o problema em mudar de opinião? Nós somos humanos, nós somos flexíveis, nós mudamos mesmo. E isso não é bom?

    Mas você tocou num ponto essencial: não adianta mudar por mudar, sem ter evoluído de verdade. Esse exemplo da sua amiga ficou perfeito, porque apesar dela "ter mudado" ao passar a usar batom vermelho, ela não mudou de verdade se não consegue assumir a postura dela em relação à isso antes, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo adolescente é assim, né? Tem convicções imutáveis, rs.. Mas olha, nada como o sossego dos vinte e tantos, viu. Eu me sinto orgulhosa de ver alguns pontos em que mudei. Fico meio de cara que tenha gente que se recuse a admitir que MUDOU, que percorreu um caminho... é a parte mais bonita.

      Excluir
  2. Hahahaah adorei o texto, a capivara e o filtro solar. Engraçado que hoje mesmo estava conversando com minha bestie que agora é mãe e ela começou a dizer que estava me odiando qdo eu voltei do intercâmbio, mas que agora por isso e aquilo ela me entende e anda meio igual e eu falei que eu sei que eu tava chata pra porra e que hoje eu já não tenho paciência pra gente like me back then. E viver é isso, né?
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa fase da volta é complicada mesmo.. Alias, salve pras amigas que foram firmes nessa epoca, rs. Mas a vida é isso, mesmo.. Bater o pé, se achar fodão, mudar de idéia, e acabar que nem nossos pais, hahaha! Beijos

      Excluir
  3. O texto e otimo mas a capivara das fotos roubou a atenção. Pois e ne, eu vejo tanta gente nova no estilo eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim....so que a vida nao "e assim" a gente envelhece, aprende, leva pancada da vida e aprende mais um pouco e ainda bem que mudamos, imagina carregar as mesmas opinioes a vida toda...o mundo aguenta nao...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser novo é difííícil.. Embora eu deteste um poquinho os adolescentes, tento não julgar, porque é assim que adolescente. E como você disse, as pancadas da vida, elas vem, a gente aprende, e graças a Deus, mudamos de opinião. Porque olha.. eu falava cada merda quando era mais nova, hahaha.. se ainda achasse aquelas coisas, seria uma pessoa deveras insuportável! Beijinhos

      Excluir
  4. Onde é que eu assino, meldeos? Se não puder assinar, só bato palmas mesmo porque é concordo plenamente com o que você escreveu...

    Eu sou super a favor de mudar de idéia, de opinião, de vida. Eu tava lendo ontem que nos, seres humanos, não somos: nós estamos sendo. Viver é aprender a viver, não é um estado estático. E ainda bem, né? Eu não quero nem imaginar como seria minha vida aos quase 30 se eu tivesse estagnado minhas opiniões lá nos quase 20. Fala sério!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito isso aí que você leu: não somos, estamos sendo. Adotei pra vida, rs. Beijos!

      Excluir
  5. Chuta a Sindrome de Gabriela pra la!!! Kkkkkk ( aquela musica que a Monique citou ali em cima kkkkk ) gracas a Deus que somos seres mutantes! E que bom que fazemos parte do time que nao tem medo de mudar de opiniao! Beijo! Ps: muitissimo obrigada pelo apoio la no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, hahaha.. de "eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim", só a música mesmo! <3 Bjs

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top