Pelo Brasil

Quem me acompanha pelo instagram (@gabtrentini, segue lá!) viu que andei rodando bem por esse Brasilzão. Infelizmente, aproveitei muito pouco, vi mais paisagens pela janela do quarto e do carro. Mas ainda assim, foram semanas intensas que me renderam boas lembranças e belas imagens.
Vamos viajar nesse busão?
Rio Grande do Sul
Eu morro de vontade de desbravar o Sul. Tenho vontade de conhecer Porto Alegre, de passear pelas vinículas da Serra Gaúcha, ver os canions dos aparados da serra. O Sul tem uma cultura muito rica e própria, muita tradição e eu acho lindo! Eu estive por lá do dia 1 ao dia 5 de dezembro. Ficamos hospedados num hotel em Caxias do Sul, fora da cidade. Passamos os dias no hotel em reunião, e saímos de noite pra jantar na cidade. QUANTA FARTURA! Muito frango com polenta, muito brodo, massa, churrasco, sério... Orgia gastronômica.

Em nosso último dia, trabalhamos até o meio dia e depois do almoço seguimos pra Bento Gonçalves para uma visita à vínicula Aurora. A vinícula fica na cidade, então não matei minha vontade de ver lindas parreiras, rs, mas o tour guiado é interessantíssimo. Explica todo o processo de fazer o vinho, mostra diferenças sobre as uvas, bem informativo, legal mesmo. Também fizemos uma degustação rápida, mas o povo da minha empresa é meio amador e, quando vi, só eu já tinha ido pra quarta taça, rs. Achei por bem parar. 
Barris de carvalho onde o vinho "descansa"
De Bento seguimos para Gramado. A cidade é toda alemã, né. A arquitetura dos prédios, aquele telhadinho e faixas de madeira tão característicos. Bem bonito! Além disso, está toda decorada pra Natal, coisa mais linda. A avenida principal tem as lojas e está toda enfeitada. Tem também o teatro do Festival de Cinema, e tudo no clima natalino. PORÉM.. tenho uma sugestão a fazer: seu Prefeito, ano que vem, vê se interdita a rua principal pra carros. A cidade fica toda linda, uma árvore mais bonita que a outra, todas as fachadas iluminadas, parece um sonho, mas a rua fica toda cagada de trânsito. Aí você vai tirar uma foto e fuén.. tem um (ou dez) carros lá, enfeiando a fotografia. Sério.. eu não consegui tirar uma foto da árvore de natal linda lá, sem um bendito de um carro :(
A única foto meio sem carros, e depois de muita espera
Do centrinho fomos tomar um café colonial. Alguém já tomou? Minha gente... é basicamente uma avalanche de comidas, salgadinhos, pãezinhos, franguinho com polentinha, chocolate quente, vinho, frituras, assados, e tudo mais que você possa imaginar. Uma delícia, mas um exagero! Saimos de lá depois das 9h da noite, rolamos até Porto Alegre, de onde peguei meu voo pra SP. Uma pena não ter visto a cidade, mas o Sul é tão lindo quanto imaginei. 

Recife
Taí um lugar que sempre fui doida pra ir e, quando fui, fiquei quase sentindo que não fui, rs. Confuso, né? Pois é. O cronograma da viagem foi mais apertado, saí daqui quarta, dia 9, às 7h da manhã, e retornei a SP na sexta la pela meia noite. 

Recife não é cidade pra dois dias e meio lotados de reunião, né? A praia de Boa Viagem, só vi pela janela do quarto :( 
Da janela da sala de reunião
Na quarta de noite fomos jantar no centro histórico, e eu senti que ali é o coração da cidade. Um casario antigo lindíssimo, a área portuária sendo revitalizada, muita gente passeando, andando de skate, patins, do jeito que eu gosto. Sentamos no Seu Boteco, e comi bem que só. Eu fiquei curiosa pra ver aquele pedaço durante o dia. Tem esculturas do Bressan que não deu pra ver de noite, e acho que o casario deve ser cheio de cor. 
Mas foi isso mesmo, não deu pra aproveitar nada, não consegui nadar no mar - em Boa Viagem dizem que não é uma boa ideia, né - e vi muito pouco da cidade. Eu morro de vontade de ir à Praia de Carneiros, de ir à Olinda, enfim... Tem tanto pra ver. Gostaria muito de ter esticado pelo final de semana, mas voltar pra casa é preciso. 

Brasília
Encerrando a #gabitour, dia 15 embarquei bem cedinho pra Brasília. Lá o clima anda pesado por esses tempos, né? Hahaha.. Dureza.
House of mother...
As reuniões lá foram mais puxadas, mas na quinta a tarde rolou um city tour. Eu tinha ido à Brasilia com meu pai quando eu tinha 13 anos - minha primeira viagem de avião, e somente com papai. Naquela oportunidade, enquanto meu pai trabalhava, eu fiz um tour com um tio da van que foi muito legal. Ele passou por todos os pontos, palácios, museu, TUDO. Foi um dia super cheio e divertido. No outro dia, fui pro Congresso com meu pai, e vi o povo se engalfinhando, adrenalina pura. Sei que saí apaixonada por Brasília.

Dessa vez minha visão foi outra. Uma cidade que não é lá muito funcional, com essa história de setorização. Me pareceu tudo artificial e impessoal. Aquela coisa bonita que não é tão bonita assim... Sei lá. Não sei se é a desilusão com tudo que causa isso. Mas lembro que aos 13 anos, olhava pra Esplanada dos Ministérios e pensava "é aqui que o país ta acontecendo". Dessa vez olhei e pensei "quanta gente mamando". Acho que são as desiluções de uma vida ouvindo sobre corrupção e afins, não há ingenuidade dos 13 anos que dure.

Por outro lado, foi bem emocionante parar em frente ao STF e ouvir a transmissão do julgamento sobre o rito do impeachment, de ver a estátua da Justiça, e pensar que é meu dia a dia. Naquela época lembro de ter tirado uma foto agarrada nessa estátua, dizendo que seria juíza, e seria cega e justa. Cega não sou, justa tento ser, mas juíza jamais hahaha.

Mas foi muito legal rever alguns desses pontos turísticos com olhar mais crítico e aguçado. Foi legal entrar no Congresso e sentir que a história está acontecendo ali. Legal ver o STF, que virou nossa tábua de salvação, em ação. Legal lembrar dessa viagem com papai. Foi legal estar em Brasília. Foi legal estar pelo Brasil.

Mas mais legal ainda está sendo voltar pra casa e descansar :)

6 comentários:

  1. morro de vontade de conhecer o sul tbm. quem sabe uma dia. e recife é minha queridinha. pena que vc não curtiu quase nada da cidade. espero que volte lá e se vier pelas bandas da bahia, let me know!
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em agosto do ano que vem já tenho uma viagem certa pra Bahia. Casamento na Praia do Forte. Se puder dar uma paradinha em SSA, você será a primeira comunicada ;) Beijos!

      Excluir
  2. Sou louca pra ir em Gramado, nunca consegui ir =(...rsrs. Acho que o Brasil e um pais tao rico e bonito pra explorar, so acho que poderia ser um pouco mais barato...rsrs. Quem consegue ir em uma reuniao com uma vista dessa na janela?!...e muita tentacao...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você tem razão: viajar pelo Brasil é uma fortuna. Andei vendo passagens pra São Luis e Fortaleza, e juro.. estão mais caras que minha passagem pra California, sabe. Inviável. E sim... tive que sentar de costa pra essa vista, porque tava toda desconcentrada, rs. Beijos!

      Excluir
  3. Como você viaja! Que delícia, mesmo as vezes aproveitando pouco! O Brasil tem tanto lugar lindo! Esses dias vi num programa de tv aqui falando sobre o Pantal e a caatinga na Bahia. Fiquei com tanta vontade de conhecer. Infelizmente viajar no brasil é sempre tão caro. Do sul eu só conheço Iguaçu e Floripa, que amei. E como estão os planos de conhecer Jeri?
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil é riquíssimo em paisagens e vegetações, né? Tem tanto pra ver, mas como você disse, como é caro. Jeri, se tudo correr bem, acontecerá em julho. Dedos cruzados :)

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top