Santiago

Em agosto surgiu uma promo no Melhores Destinos, e compramos passagens pra passar o Thanksgiving em Santiago. Como expliquei, Mati tem o feriado americano, e eu consegui mais ou menos os dias. Quinta-feira trabalhei até a hora do almoço, e 5 da tarde pegamos o avião em Guarulhos.

O voo pra Santiago é de 4h, e eu dormi até um pouco mais da metade. Quando acordei e fui olhar pela janela, estávamos entrando na área da Cordilheira dos Andes. Só aí a loucura da viagem de final de semana já valeu a pena. O espetáculo de ver aquelas montanhas durante o por do sol é impagável... Sério, eu tirei umas fotos, mas elas não mostram nem 10% da lindeza daquilo.
Cordilheiras ainda com neve...
...e o por do sol absurdo
Nós alugamos um apartamento pelo AirBnb, e chegando em Santiago fomos ao balcão de atendimento turístico entender qual era a maneira mais barata de chegar até ele. Pegamos um ônibus chamado Centrupuerto, tipo um fretado, que custa coisa de R$7,50 e vai até o centro da cidade. De lá pegamos um metrô até as redondezas do apê. Alias, esse ônibus vale bem a pena. Sai de 10 em 10 minutos, e tem esse preço camarada. O metrô de Santiago também te leva por tudo, é ótimo. Ainda sobre locomoção do aeroporto e estadia em Santiago, a Katarina do Outro Blog contou como aproveitou uma conexão mais demorada para se hospedar e conhecer o centro da cidade. Vale a leitura.

O apartamento era tudo aquilo que lemos nas reviews do Airbnb: fofinho, aconchegante, numa rua calma, mas a 10 minutos andando do metrô e do agito.
Cafofo por fora...
... e por dentro.
Nós comemos bola e pesquisamos pouco sobre a cidade. A idéia era relaxar por uns dias, sem muito programa. Pelo que lemos, entendemos que os bairros onde se concentravam as atrações, bons bares e restaurantes eram Providência, Bela Vista e Barrio Lastarria. Muita gente tira ao menos um dia para ir à Viña del Mar e Valparaíso. Nós acabamos não fazendo isso, e acho que foi um erro. Mas a idéia era relaxar, passar dias agradáveis, comer e beber bem, sem muita preocupação e, quanto a isso, missão cumprida!

Depois de nos acomodarmos no apartamento, fomos correndo pra Barrio Lastarria, que ficava 15 minutinhos andando, matar a fome. Alias, em termos gastronômicos, a viagem foi nota 10. Fomos a um bar/restaurante chamado Bocanariz. Foi meu favorito da viagem, e também o melhor custo benefício. Comemos a batata da casa de entrada, e era deliciosa. Eu comi um ceviche de babar, e ainda fizemos degustação de 3 vinhos. Tudo por um preço justo (alias, achei Santiago meio cara, preços tipo SP, sabe?). Com vinho na cabeça, o cansaço do dia corrido e da viagem, me arrastei até o apartamento e cama.

Na sexta-feira eu tive que trabalhar um pouquinho. Mas antes, descemos pra tomar café da manhã num café exatamente embaixo do apartamento, chamado El Festin. Já aí eu percebi que Santiago é a armadilha da mala: de manhã fazia 11 graus, ao meio dia 25, às 3 da tarde, 30 graus, e de noite 10 de novo. Difícil, né?

A tarde saímos pra finalmente conhecer a cidade. Passeamos pelo Barrio Italia, uma rua muito interessante, cheia de tudo: bares, lojas de decoração, lojas de roupa, tudo muito charmoso. Andamos bastante, sentamos por ali pra tomar uma água, e seguimos pro metrô. Descemos próximo ao Costaneira Center, o prédio mais alto da América do Sul, mas achei caro o preço de acesso ao mirante. Como tínhamos a ideia de subir em outro mirante depois, e gastar tempo de viagem em shopping não é do meu feitio, saimos pra andar pelas redondezas, sentamos pra beber cerveja michelada, comer umas bobeiras e ver gente.
Seguimos andando por uma vizinhança muito bonita, arborizada, e que entendi que é o "bairro chic" de Santiago, chama Vitacura. Tinha uma rua lá tipo Oscar Freire, com lojas carésimas e pessoas finas passeando. Dali, seguimos para um hotel, Noi Vitacura, que tem uma vista espetacular das Cordilheiras. Não consegui tirar nenhuma foto digna (alias, abafa que eu esqueci a câmera, então só fiz foto com celular). 

De noite, conseguimos reserva pra fazer uma loucurinha gastronômica. Um dos 10 melhores restaurantes do mundo, segundo o Michelin, é o peruano Astrid y Gaston. Nós conseguimos uma reserva lá, e resolvemos nos dar esse luxo, pois é um Michelin com preço ~pagável~. É caro, mas você não perde os rins. Comemos um trio de ceviches de entrada, e sem dúvidas, o melhor da minha vida. Depois eu comi uma massa negra de prato principal, e Mati comeu um cordeiro, e ficou maravilhado. Achei que ele ia pedir o chef em casamento. Como ele não pediu, voltamos pra casa mortos de tanto caminhar e comer.

Ps 1 - como nossos dias renderam, vou fazer alguns posts sobre a cidade
Ps 2 - as fotos em que eu apareço são de autoria de Mati, as demais, são minhas :)

6 comentários:

  1. ai que delícia!!! tenho vontade demais de fazer uma loucura dessa de fim de semana, mas deve dar a maior vontade de ficar mais, né?
    ansiosa pelos próximos posts.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da vontade sim! De ter mais tempo e pode ver mais e mais. Vou dizer que é uma indulgência que todo mundo devia se dar de vez em quando, rs... Pegar um avião e passar um fim de semana de tranquilidade, far far away :) Beijos

      Excluir
  2. Como a Paulinha falou, ai que delicia um final de semana assim....Que bom que voces aproveitaram.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha que você é Gabi! Meu marido não é tão espotâneo não. Fazer uma viagem assim com ele é um pouco difícil. Mas eu morro de vontade de sair só um por um fim de semana pra conhecer algum lugar novo. Santiago parece ser uma cidade muito agradável! As fotos estão lindas, eu só as colocaria um pouco maior no texto pra que a gente possa apreciar melhor :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que o gringo aqui é espontâneo demais até, por ele a gente não programa nada direito, rs. Eu vou ver isso das fotos, porque sou um zero à esquerda com a parte de programação do blog, hahaha. Ótima oportunidade de aprender algo :)
      Beijos

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top