Um feriado em Cartagena

Essa viagem foi uma coisa tão atípica, tão pouco turística, que acabei deixando o registro pra lá. Fato é que fomos, em 6 amigas de infância, celebrar a amizade, o novo momento que cada uma está vivendo, uma grande despedida e o turismo ficou em segundo plano. Mas Cartagena é MUITO encantadora, uma cidade linda, que merece muito uma visita e um registro. Como grande parte dos nossos dias resumiu-se a tomar sol e micheladas, vou fazer falar aqui sobre os pontos de destaque (positivos e negativos). 

Hotel Las Americas - a nossa casa nesses 4 dias. Já digo que recomendo vivamente! Nosso esquema era all inclusive, e depois da minha experiência em Cancun, eu não estava contando muito com ele para nada. Ledo engano. Comida gostosa, bebidas boas. Acabou que almoçamos no hotel todos os dias, e um dia jantamos também. O café da manhã era excelente - só precisava tomar cuidado com uns passarinhos pretos que ficavam rodando por lá de olho na comida. O hotel não fica na parte interessante, que é a Ciudad Amurallada, mas com taxi chega-se nela em menos de 10 minutos. Agora destaque mesmo vai pras piscinas. acho que tem umas quatro, todas grandes, três delas bem lindas de borda infinita. 
Nada mal, neam?
Comida - ponto altíssimo da viagem. Come-se muito bem em Cartagena! A comida do hotel, embora simples, era muito gostosa. Muito peixe e frutos do mar, temperos marcantes, molhos saborosos. E foi uma ideia do que encontraríamos pela cidade nos dias que se seguiram. Fomos a alguns restaurantes gostosos, sendo meu favorito o El Boliche Cebicheria. No meio de tanto restaurante com mesinhas pra fora, fiquei meio ressabiada com o restaurante fechado e de iluminação duvidosa. Mas que nada.. Comida deliciosa, atendimento simpático - e cheio de brindes e cortesias - e ainda um mojito de uva de chorar de alegria.

Ciudad Amurallada - é realmente o segredo de Cartagena. É linda de morrer e você não precisa mais que 5 minutos pra se apaixonar. Nos tempos da Colônia Espanhola, lá pra 1500, 1600, Cartagena era a cidade mais próspera da Colombia, e por isso alvo de diversos ataques piratas, e também dos britânicos e posteriormente americanos. Assim, construíram uma muralha no entorno da cidade, para protege-la. O Castelo imperial fica atrás da ciudad amurallada, ou seja: a muralha protege a cidade, que protege o Castelo. É onde está todo o interesse turístico de Cartagena: restaurantes, bares, museus, igrejas, etc. Nós fomos jantar lá alguns dias, e numa manhã alugamos bicicletas e fomos explorar a cidade. As fotos mostram:
A muralha que protege a cidade
De cima dela você vê a cidade. Essa foi a minha praça favorita, com esculturas de pessoas em tamanho real
Cores <3
As ruas de Cartagena
De frente pra minha arte favorita de Botero - e é claro que eu trouxe uma mini gordinha pra casa
Cores <3
Melhor idéia
Portas e Janelas de Cartagena - Não tem muito o que falar, só sentir.  Fiquei absolutamente encantada com tantas portas e janelas bonitas, floridas, bem cuidadas, saídas de um filme romântico.




Ponto Fraco - A praia em Cartagena é bem mais ou menos. Se a sua idéia é curtir férias caribenhas, recomendo considerar a Venezuela com Los Roques, o México com Riviera Maia, Costa Rica etc. Cartagena é apaixonante, mas não por suas praias. No porto ao lado da Ciudad Amurallada você pode pegar um barco que em uma hora te deixa numas ilhas supostamente  caribenhas. Fomos à Isla del Encanto, uma ilha onde há um hotel privado e você pode passar o dia desfrutando da estrutura e curtindo um mar azul. Verdade é que o passeio custou uns 50 dolares, e a praia era bem mais ou meninhos, percebemos que o mar era azul de photoshop, haha. A comida que vinha junto então, bem sofrida. Masss.. o que você faz quando você está numa ilha paradisíaca com suas bests? Isso mesmo, toma muitas micheladas e piña coladas. Era possível também fazer mergulhos, trilhas, etc. Mas o nosso espírito estava focado em falar bobagem, tomar uns birinights e aproveitar o sol. E assim fizemos.
Não exatamente a praia que te faz pegar 2 voos, né...
...O que não é exatamente um problema para quem tem amigas e drinks ;)
Alias, digo que tem uma praia, a Playa Blanca, que seria realmente paradisíaca e linda - e lotada e farofada. Não teve uma alma que disse que valia o passeio, e por isso abortamos a missão. Mas quem for, por favor me conte se realmente é isso mesmo.

Achei a cidade perfeita para passar 3 ou 4 dias, descansando, aproveitando a estrutura de um hotel gostoso. Se a idéia for ficar somente na Ciudad Amurallada, diria que 2 dias é bem suficiente para visitar e aproveitar tudo. Masss.. isso não significa que sair de lá não deixa dorzinha no coração. Pra começar que rola todo um clima Bahia de lugar praiano e histórico e marcante. As pessoas são muito simpáticas, a comida é deliciosa demais, é tudo envolvente, sabe? Pra quem leu "Amor nos Tempos de Cólera" do Gabriel Garcia Marques, então... é impossível não se imaginar dentro do livro, pelas ruas onde andava Florentino Ariza, na terra dos viceroys.

Foi minha primeira vez efetivamente na Colombia - no aeroporto de Bogotá já passei várias vezes, mas nunca tinha saído de lá - e fiquei bem curiosa para ver mais do país. A Colombia é muito rica em cultura, e tem investido pesado para se tornar um destino atrativo e seguro. Por tudo que vi em Cartagena, fiquei muito animada para conhecer Bogotá e, principalmente, Barranquilla, a cidade onde nasceu Shakira e onde tem um carnaval tão grande e animado quanto do Brasil. Quem sabe um dia, né?

E por mais que Cartagena seja linda e maravilhosa, essa viagem teria sido especial de qualquer forma. Não é todo dia que mais de 20 anos de amizade acontecem.
A viagem da amizade <3

6 comentários:

  1. que lugar delicinha! sempre planejei uma viagem assim com minhas besties, mas acabou nunca acontecendo... por isso amei mais ainda ver tuas fotos. vou espalhar o link. vai que elas se animam ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota fogo nas bests e faz sair do papel. É a melhor coisa!

      Excluir
  2. Meu, eu tenho uma amiga que tá morando na Colômbia e foi pra Cartagena recentemente e adorou. Além disso, tenho também uma conhecida que foi recentemente - parece que é um destino que tá bombando, né? Adorei todas as fotos, as janelas e o colorido, a Colômbia deve ser muito legal! Pena que a praia deixou a desejar, mas parece que vocês foram bem-sucedidas em curtir a companhia uma da outra e é isso que importa! Arrasaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a alta do dólar e euro, as pessoas estão investindo mais na America do Sul, por isso acho que rolou esse tanto de Cartagena nos feeds haha! Meu irmão foi uns anos atrás e na época ainda não tinha tanto brasileiro - e ele já tinha dado o spoiler que a praia não era grandes coisas, então fomos preparadas. Foi lindo!

      Excluir
  3. Tou longe do mundo dos blogs, mas vi sua viagem pelo Insta... Ainda quero muito fazer uma viagem assim com meus amigos de infância, amizade longa merece muito!
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você anda sumida dos blogs mesmo. Mas também to de olho no Insta - alias, vi que você ta lendo Neil Gaiman, e adoro as coisas dele.
      Amizade longa merece demais!

      Beijos

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top