Lauterbrunnen

Nessas primeiras semanas nós ficamos com os finais de semana bem livres porque Mateus ainda não estava trabalhando pra valer. Além disso, até nos mudarmos pro nosso apartamento, estávamos num mini quarto de hotel, o que é insuportável pra ficar por mais tempo que o necessário pra dormir. E aí que acabamos botando o google pra funcionar e achamos muuuitas coisas legais pra fazer por aqui. 

Num domingo ensolarado resolvemos ir pra Lauterbrunnen, uma cidadinha mini nas montanhas, mais conhecida por estar aos pés do Jungfrau, uma das principais montanhas alpinas - e onde fica a ferrovia mais alta do mundo. Daqui de Bern a viagem é de 1h, saindo da Hauptbahnhof. Você vai num trem direto pra Interlaken, e lá pega outro que dura uns 15 minutos até Lauterbrunnen. Só a viagem no trem já é linda, com o Thunersee (vulto Lago Thun) encantando pela janela, e depois com os Alpes se aproximando. 
No caminho de Interlaken para Lauterbrunnen
Quando descemos do trem, eu fiquei meio em choque. A cidade é uma pintura. A grama muito verde, as casinhas subindo o morro, os Alpes nevados ao fundo, várias cachoeiras ao alcance dos olhos. Uma coisa meio assim:


Tínhamos lido sobre a cachoeira Trümmelbachfälle (repita comigo), e a ideia era ir até ela, mas chegamos na cidade e saímos andando aleatoriamente, sem nos preocupar com um roteiro, nada. Seguindo o povo que caminhava, chegamos na Staubbach Fall, uma cachoeira que você vê assim que põe os pés na cidade. Tem uma trilhinha de uns 10 minutos que te leva numa caverninha embaixo da cachoeira - você não vê ela, mas sente os pingos molhados - e vê sim a cidade e as montanhas. 
Staubbach Falls
Descemos, e num pitstop pra água uma menina falou: não deixem de ir para Trümmelbach. Vocês vão se arrepender se não forem. Então, achamos por bem seguir até lá. Uma das boas coisas da Suíça, é que você pode beber água das fontes na rua (e das torneiras em casa). Toda água vem das montanhas, é limpíssima. Então quando você estiver com sede, sem água, e vir uma fonte: BEBA. Hahaha..
O caminho é muito bem sinalizado, e você só precisa ir seguindo as plaquinhas e admirando a paisagem. Olha... É de babar. Eu nunca fui da caminhada, do hiking, nada disso. Mas enquanto andávamos por esse caminho, falei pra Mateus que teremos que nos render. As paisagens da Suíça são de tirar o fôlego, e é um desperdício morar num lugar desse e não tirar proveito máximo. Vejamos qual é o caminho para Trümmelbachfälle:

Dá pra ver o paraglider?
Chegamos no site da cachoeira mortos de sede. O calor tava de matar, foi o dia mais quente e claro que pegamos desde que chegamos. Tomamos uma água e fomos seguindo pra cachoeira. Não sabíamos, mas a subida pra queda d'água custa 11 francos. Alias, nós não sabíamos absolutamente nada sobre a cachoeira, e por isso mesmo acabamos ficando tão impressionados. Depois que você paga, você pode pegar um elevador ou subir de escada. Fomos de elevador, e chegando lá em cima você vai entrando numa caverna, e SURPRESA



Não é uma cachoeira qualquer... É a água derretendo diretamente de uma geleira, passando por dentro de cavernas. Nesse ponto a água está a menos de 1 grau, ou seja, acabou de derreter mesmo. Eu fiquei de cara, porque não esperava isso, e é sensacional. A estrutura te permite estar no meio do "furacão".
Tirei uma foto da explicação, onde aprendi que aquela força toda é de 20 mil litros por segundo. Pois é... A queda de Trümmelbach vem do degelo de três montanhas alpinas, e é um colosso. O barulho lá dentro é imenso, é frio, as paredes da caverna são geladas, mas você fica imune a tudo isso, babando na força da natureza.

Descemos e pegamos um ônibus de volta para o centrinho de Lauterbrunnen. Embora a caminhada seja lindíssima, queríamos pegar o trem e jantar num picnic de frente pra um dos lagos em Interlaken. Foi o que fizemos, no Briensee. Interlaken, como o nome sugere, fica entre os lagos Thun e Brien. Terminamos o nosso dia tomando um vinhozinho com essa vista.
Ta difícil não cair de amores por essa Suíça, viu... 

24 comentários:

  1. Gente, que vontade que me deu de te visitar! hahah Sério, que lugar lindo, que descobertas incríveis. Obrigada por compartilhar por aqui <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é tudo lindo, mesmo.. Tem hora que penso que estou morando num quadro. Vem me visitar sim, vou morrer de alegria :) Beijos!

      Excluir
  2. Suiça, como não querer te colocar no colo e amar pra sempre? Essa paisagem com os alpes é surreal, dá nem pra acreditar que existe!
    Tão amor ver você explorando tudo por ai e por favor nunca pare, e claro, venha mostrat tudo pra gente. Só sei que agora preciso muito visitar essa cachoeira que é formado da água derretida da geleira.. aff maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cachoeira é surreal, e ter descoberto ela meio que por acaso, sem saber o que nos aguardava, foi melhor ainda. Acho que ela é aberta para visitação até outubro, depois reabre em abril, acho. Vai colocando na sua listinha de afazeres haha.. uma hora você volta aqui! Beijo

      Excluir
  3. cara, a suiça é mesmo foda de linda. lembro que fiquei embasbacada só de olhar pela janela do carro.
    tuas fotos täo TÄO massa, e teu olhar 'cru' pra esse teu novo lar deixam tudo ainda mais lindo.
    morra mesmo de amores e... aproveita o veräo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho mais maravilhoso da Suíça é que nem precisa ser boa fotógrafa, ou ter bom equipamento pra arrasar nas fotos, rs.. ta sendo tudo por iphone mesmo, e ainda assim, sai tudo lindo. O verão aqui ta teimando em ficar, estou amando. Aproveita muito você também!

      Excluir
  4. Essas primeiras fotos são exatamente o que vêm na minha cabeça quando penso em Suíça, que coisa mais linda! Já quero te visitar! :)

    ResponderExcluir
  5. Todos os seus posts da Suíça têm fotos que são um deslumbre, Gabi! É impossível não ficar fascinada nessas fotos, nas belezas naturais. Sair da porta de casa e poder contemplar um visual assim é coisa de outro mundo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suíça é muito fotogênica, Paula. A natureza lá é um presente mesmo!

      Excluir
  6. Que lugar lindo-fantástico-maravilhoso-encantador <3
    Coincidentemente, essa semana passei por uma foto dessa cidade na internet, e achei incrível a vista da cachoeira Trümmelbachfälle sobre a cidade. Aí hoje vim parar aqui e descubro tudo sobre esse lugar que parece saído de um conto de fadas! Sinal do universo que preciso visitar, né? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ali no vale de Lauterbrunnen são 13 cachoeiras, fui de novo algumas semanas atrás e elas estão congelado, é a coisa mais bonita desse mundo. Visite sim!

      Excluir
  7. Nossa que paisagens bucólicas lindas, coisa de cinema! Pelo visto qualquer lugar na Suiça supreende com paisagens assim.
    Muito interessante essa cachoeira que a água é o gelo derretendo, nunca tinha visto nada parecido.
    E sobre beber água das fontes e da torneira, isso é um grande privilégio, muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca imaginei ver algo assim tão de perto, é de uma força e uma beleza incríveis. A Suíça é muito rica de paisagens, acho que é por isso que os suiços gostam tanto do dia, pra onde se olha se vê beleza!

      Excluir
  8. A me parece um lugar maravilhoso para quem está procurando por calmaria de vida. Apaixonada por essas fotografias e seu relato me deixou com vontadezinha de sair para caminhar nessa paisagem!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está mais pertinho, quem sabe uma hora você não vem dar uma voltinha por aqui?

      Excluir
  9. ahhh que dia maravilhoso pra conhecer Lauterbrunnen! Tá na minha lista de cidades nas montanhas da Europa! Tem gente que gosta das grandes cidades, mas a minha paixão é visitar as cidadezinhas do interior <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de cidadezinha, vai morrer na Suíça. Lauterbrunnen é uma lindeza, e tem várias outras como ela: Leysin, Grindenwald, Wengen, Murren, Verbier, etc. Vale muito o passeio!

      Excluir
  10. eu pensava que não tinha lugar mais lindo e pitoresco que o Cotswolds aqui na Inglaterra, mas vendo estas fotos da Suíça, aí é o lugar viu, essas paisagens das montanhas com neve é de tirar o fôlego, e o que falar dessa cachoeira maravilhosa que cai água da geleira 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cidade é incrível de linda. Voltei lá umas semanas atrás e fiquei tão impactada como na primeira vez. É demais!

      Excluir
  11. Uauu, que lugar maravilhoso. Como disse, é um cenário com uma paisagem tão linda que realmente parece uma pintura. Um sonho de lugar que espero um dia ter a oportunidade de conhecer :) Adorei ler este relato sobre essa viagem e ver essas fotos maravilhosos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suíça é cara, mas ela compensa com as paisagens. São todas uma pintura mesmo! Quem sabe logo você não vem passear, né? Abraços

      Excluir
  12. Meu Deus! Realmente parece uma pintura. Cada foto maravilhosa! Fiquei morrendo de vontade de ir para a Suíça agora! hahaha

    Beijo,
    Ju
    http://madamebr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está bem perto, na França. Vale muito o passeio!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top