Um teto pra morar

Assim que soubemos que íamos pra Berna, eu comecei a futricar essa internet a fins de descobrir como seria a vida por lá. Confesso que não foi muito fácil, a maioria do conteúdo é basicamente "o que tem pra fazer em Berna", ou seja, coisas turísticas. Claro que aos poucos fui encontrando algumas informações, mas de modo geral, pouca coisa. Até que cheguei no blog da Carolina, que morou em Lausanne depois se mudou pra Bern, e nesse post aqui começou a clarear algumas coisas pra mim. 

Usando os sites indicados por ela, iniciei uma pesquisa sobre apartamentos. Comecei a dar uma olhada com muita antecedência, e achei vários apartamentos legais, no preço que podíamos pagar e nas áreas que achamos que seria interessante pra nós. Fiquei super animada, e esqueci de assunto por alguns meses. No fim de maio retomei o assunto, e era pra valer. Queríamos efetivamente alugar um apartamento, para que pudéssemos começar a arrumar a casa antes de Mateus começar a trabalhar. 

Mas é claro, né... Se lá em março as coisas pareciam muito promissoras, foi só precisar dar andamento no assunto pros apartamentos bons sumirem, rs. Mandei um monte de email, fiz um monte de contato por site, e o número de respostas foi: ZERO. Que dó! Mas segui enviando. E então, comecei a receber respostas, em alemão, todas marcando visita. Só que eu não tinha como visitar apartamento nenhum, né... Do Brasil. No começo fiquei frustrada, mas depois relaxei. Se é assim que funciona, sofrer pra que? Coloquei na cabeça que chegaríamos em Bern e iríamos fazer as benditas visitas e tudo daria certo.

No fim, chegar aqui, conhecer a cidade, acabou sendo positivo porque abriu nosso leque de lugares possíveis. Chegamos num domingo, e na segunda-feira já fomos visitar 2 apartamentos. Com um ficamos encantados, com o outro não muito, mais por localização que pelo apartamento em si. Alias, comparado com SP os apartamentos aqui são ótimos: espaçosos, iluminados, vários com varanda, todos com fogão e geladeira. Na nossa primeira semana acabamos visitando 7 apartamentos (era pra ser 8, mas erramos o endereço de um, rs) e apresentamos 4 applications. Essa parte é bem chata, principalmente pra quem não tem histórico de crédito na Suíça, referência de antigos locadores, como nós. Mas pelo menos tivemos ajuda do empregador do Matt, que fez uma carta de referência e se ofereceu a dar uma garantia caso necessário. Fico imaginando que pra quem vem ser estudante, ou por conta própria, essa parte deve ser mais difícil.

Alias, acho válido um adendo. Li em alguns lugares que a disputa por um apartamento nas "grandes" cidades Suíças, basicamente Lausanne, Genebra e Zurich é feroz. Aqui em Berna fomos avisados pela RH que o número de aplicantes pra um apartamento pode chegar a 40. E vimos isso ao visitar um apartamento num bairro mais central. Chegamos lá e tinha quase 20 pessoas fazendo a visita, rs. Todo mundo com sangue nos olhos. No meio da visita a moça avisa que o apartamento só será disponibilizado em outubro, então nós fomos embora, e quem ficou fez high five, JURO hahaha. Acabou que optamos por morar fora do centro, porque conseguiríamos apartamentos melhores sem comprometer o orçamento nesse momento, em que a renda da casa vem de uma só pessoa. E Bern é tão ~compacta~ rs, que mesmo de Ostermundigen (que na verdade já é outra cidade e era nossa prioridade), chega-se no centro de Bern em 7 minutos de trem, ou 15 minutos de ônibus, ou 20 minutos pedalando sossegadamente. Então pra quem ta vindo, vale a pena abrir o leque de opções, porque a competitividade cai também fora do centro.

Fizemos um ranking entre os 4 apartamentos para quais aplicamos, de qual seria a nossa primeira opção, segunda, etc. E adivinhem? Uma semana depois, recebemos o OK de um deles. Alias. Um deles não... da nossa primeira opção. Imaginem a nossa alegria. Vale dizer ainda que a segunda opção ligou oferecendo o apartamento no dia seguinte, mas já tínhamos aceito, rs. Me senti uma inquilina atrativa, depois de tanta rejeição hahaha.

Então, depois de 54 dias pingando de casa em casa, andando toda amassada com roupa na mala, desejando muito ter uma casa pra chamar de minha, esse dia chegou :) Aqui vos falo da nossa casinha.

13 comentários:

  1. Que lugar lindo !!! Amo esse tipo de paisagem. Estou feliz por vcs.
    Boa sorte.
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Meeeeu.... esse negócio de ter muita gente visitando ao mesmo tempo me lembrou algumas visitas que já fiz aqui em Dublin. Procurar casa aqui também é tarefa complicada, as pessoas vão mesmo com sangue nos olhos, é muuuita competição porque a demanda é muito maior do que a oferta. Fiquei super feliz por vocês por terem sido aprovados na primeira opção que vocês queriam. A casa tem uma vista muito gracinha! Feliz por vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, eu fiquei passada com aquela multidão hahaha.. Quando a mulher abriu o portão pras pessoas entrarem, parecia o estouro da manada. Fiquei pensando que jamais encontraríamos uma casa, tamanha a competitividade. Mas no fim deu tudo certo! Aqui é ótimo porque na frente temos a principal avenida dessa área, e atrás esse sossego verde, bem tranquilo :)))

      Excluir
  3. ainnn que fofinha. que bom que vcs encontraram um cantinho pra vcs.
    ansiosa por mais notícias.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos estou tentando colocar os assuntos em dia aqui. Como tempo está sobrando, rs.. jajá tem bastante coisa! Beijos querida

      Excluir
  4. Que vista mais amor!! ( e ja me deu aquela saudade da Suíça, vou ai te visitar mais rapido do que vc imagina hahaha :P )
    Taaao bom que vcs conseguiram o cantinho pra chamar de lar, ainda a primeira opção, melhor ainda, né? Passamos por esse processo tb de or atras de casa aqui e como ai na o negocio também não é facil por aqui.. da um alivio tremendo quando acha e ainda é aquele lugar que mais cativou o coração!
    Boa sorte na casinha nova e que seja um lar cheio de felicidade. Beijoo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.. a gente fez a dancinha da felicidade quando recebemos a ligação hahaha. Já estávamos preparados para ir pra quarta opção (e veja só, recebemos ontem a cartinha deles falando que nós não estávamos aptos a ser inquilino deles, rs). Foi um alívio danado. Agora estou colocando a vida em ordem aqui, arrumando tudo.. em breve isso aqui vai estar com cara de LAR haha.
      E que você também seja muito feliz na sua casa nova <3
      Beijos!

      Excluir
  5. ainnnn uma varandinha ensolarada! tem nada melhor no mundo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (ixiii que eu ia continuar a escrever e apertei no botäo de envio :/ )

      por aqui a disputa pro aluguel também é acirrada. mas como eu tinha tempo pra procurar, finquei o pé em algumas prioridades e acabou valendo muito a pena também. AP do tamanho que a gente queria, no centro, com varandinha e preço dentro do orçamento... maaaaas, como näo dá pra se ter tudo, tivemos que investir na reforma.

      Excluir
    2. É, o negócio é esse: ver as prioridades, ver do que da pra abrir mão, e focar. A gente tinha esse problema de ser "novo na praça", então competir com os suíços no centro ficava difícil. Por outro lado, fora do centro conseguimos um apto mais legalzinho, confortável, e dentro do budget. No fim, to adorado minha vizinhança, que é cheia de mercadinhos indianos e mais baratos, rs.

      E olha, fazer reforma é sempre um saco, parabéns pela disposição, rs.

      Excluir
  6. Ai que bom que vocês já estão instalados! Nada como ter um lar pra chamar de seu. Nossa, e você já está há quase dois meses por aqui^! Como o tempo passa rápido. Se precisar de alguma ajuda, é só gritar viu, Gabi! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, na verdade vai fazer um mês que chegamos, mas é que entregamos nosso apto em SP no fim de junho. Então fomos pra casa de um amigo, depois de um primo, ai chegamos aqui e fomos pra um hotel, ai tivemos que mudar de hotel, e finalmente viemos pra nossa casa, rs. No total, foram 54 dias pingando de canto em canto. Obrigada pela força, se precisar vou gritar sim! Beijos

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top