Leysin - O belíssimo clichê suíço

Sexta passada fui em uma nova viagem para acompanhar o time de volei. Dessa vez foi mais tranquilo, primeiro porque eu já sabia como funcionava, já conhecia as meninas, e também porque só foram 7 jogadoras. Eu, que ainda não estou familiarizada com as cidades suíças, entendi que mais uma vez iríamos para Lausanne. Chegando na Gare de Lausanne, em vez de sairmos da estação, pegamos um novo trem. Aí que entendi que estávamos a caminho de Leysin, uma cidadinha na base dos Alpes. 


Para chegar em Leysin, saindo de trem de Berna, leva-se duas horas e meia (e para quem tem o half tax, ida e volta custa CHF 56 - ou seja, pra quem não tem, CHF 112). Você vai até Lausanne, e de lá pega um trem sentido Aigle, e por último você sobe a montanha num trenzinho leeento. Parece muita coisa, mas devo dizer que só essa viagem aí já vale a pena, de tão linda que é. A viagem pra Lausanne eu já comentei que é bonita, e a chegada então, quando se avista o Lago Geneva, é de matar. E a viagem de Lausanne para Aigle é outra lindeza, quase toda pela beira do lago, passando por Montreux. A cereja no bolo é o trem até Leysin. É um trem antiguinho, verdinho, fofinho, e que vai bem devagarinho montanha acima. Atenção que ele não dá voltas na montanha não, ele sobe em linha reta, super inclinado, fazendo barulho, e te matando de emoção com a vista. 
Gare de Aigle - e as montanhas ao fundo
Dentro do trem de Aigle para Leysin, e as alpacas ao fundo
As cores do inverno, a estrada para os carros embaixo, e uma mão tremida de emoção, perdoem
E a vista, da janela embaçada do trem
Chegamos em Leysin a tempo de presenciar um por do sol espetacular. Eu tive que disfarçar perto das pivetas, porque eu estava super emocionada de estar diante de uma coisa daquela. Eu ainda fico passada com a surrealidade das paisagens nessa Suíça. 

É ou não é pra chorar?
Leysin é uma vila a 1200 metros que "vive" no alto verão, quando as pessoas aproveitam para fazer trilhas e explorar as montanhas, e no alto inverno, quando o esqui e demais esportes do tipo dominam. 40% da área da cidade é destinada a agricultura, e não comportam construções. Isso já garante que todas as áreas em que construções são permitidas terão uma bela vista da janela. As casas por lá todas tem aquele estilinho chalé, e foi inevitável pensar que alguém tentou construir Leysin em Campos do Jordão. Quando digo que a cidade é o clichê suíço, é porque concentra tudo que a gente imagina: montanhas com picos nevados, vista de tirar o fôlego, vacas com sino no pescoço, chalés de madeira com janelinhas floridas. 

Nós ficamos num Bed & Breakfast reservado pela escola, chamado Chalet Ermina. É bem tranquilo, simples mas confortável, serve um café da manhã bem honesto com iogurte, pães, cereal, geleias e café forte. Como está amanhecendo mais tarde, ao levantarmos para tomar café as 8h, o sol ainda estava nascendo por trás das montanhas, tudo lindo, diretamente da mesa. De babar. Ao sair para o ginásio - uma belíssima caminhada de 20 minutos - me deparei com dois balões no céu. Ou seja, mais uma coisinha pra se fazer em Leysin: voar de balão. 
Breakfast with a view
Caminhada
Balões e challets
Como o fim de outubro ainda é off season, as pessoas de Leysin aproveitam pra tirar férias. Isso significa que encontramos muitos (na verdade todos) os restaurantes fechados. Mas já me falaram que tem bons restaurantes por lá, principalmente no quesito fondue. A verdade é que eu fiquei absolutamente encantada com Leysin, e já fiquei imaginando eu e Matinho voltando num final de semana pra nós, tomando um vinho e comendo fondue - e sem adolescentes a tira colo haha. 

Pra terminar, depois de um dia de jogos, emoções a flor da pele e muita diversão, voltamos para Bern. Não sem mais um momento de alta impressão. Embora o dia estivesse ensolarado, e a temperatura estivesse agradável, havia neblina por todo o vale entre Leysin e Aigle. Parecia um lago, um algodão doce. Sei que fiquei besta, e nenhuma foto captou a beleza do negócio. 


Esperando o trem de volta, com o lago de neblina ao fundo
Olha Leysin, muito amor por você <3 E muito amor por mim - sou dessas, rs - que embarquei nessa de virar bedel das meninas sem saber destino, sem saber nada direito, e sou presenteada com surpresas maravilhosas como essa. É ou não é um empurrãozinho pra se jogar e abraçar as oportunidades que aparecem?

Ps - sei que as fotos não estão das mais caprichadas, e nem fazem justiça à Leysin. Mas esse é o problema de viajar de bedel, rs. Não dá pra parar o grupo, sacar a câmera e fazer bons clics. Todas as fotos desse post foram feitas com o celular enquanto nos deslocávamos e eu não perdia as meninas de vista. 
Follow my blog with Bloglovin

30 comentários:

  1. Oie Gabi!
    Achei seu blog a algum tempo atrás por causa da endometriose acredita? rs
    E desde então venho acompanhando e é visível a sua alegria e leveza nesta sua nova fase =)
    E sobre a Suíça as paisagens devem ser mesmo de chorar de emoção, e lendo aqui esse teu relato tão de longe (Petrópolis- RJ) não tem como não se emocionar também ...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, seu comentário fez meu dia, por vários motivos. Ter chegado aqui pela endometriose (espero que tenha te informado/ajudado de alguma maneira), estar aqui acompanhando e a gentileza de suas palavras <3 Beijos!

      Excluir
  2. Cara, que é isso - que espetáculo de lugar! Sério, essas cores do outono e essas paisagens são de matar mesmo, muito lindo. E sem essa de se desculpar por ter tirado fotos com o celular, estão belíssimas! Amei esse post e é muito legal ter essa vibe sua de estar gostando da Suíça, sabe? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei embasbacada com Leysin, e mais ainda ai saber que é "só" mais um vilarejo do tipo por aqui, que tem vários nesse estilo. É muita formosura! Eu to num momento bom, mesmo... rolando um namoro forte com a Suíça, vamos ver até quando haha.

      Excluir
  3. Tudo muito lindo. É como estar num sonho. Acho ótimo vc acompanhando as meninas pois ao mesmo tempo que se distrai vai conhecendo lugares fantásticos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rose! São excelentes oportunidades de conhecer lugares e ver pra onde quero voltar depois haha :) Beijos

      Excluir
  4. Realmente, lindo mesmo Gabi! Nunca estive em Leysin e agora fiquei com vontade de conhecer. Essa vai para a minha lista :-). Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que vale super a viagem, Sandra! Vá e depois me conte o que achou :) Bjo

      Excluir
  5. Já fiquei com os olhos brilhando vendo essas fotos, imagino você vendo tudo isso pessoalmente?
    Viajar pela Suíça de trem deve ser algo absurdo de lindo. QUERO! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é lindo demais. É show atrás de show, as viagens são todas bonitas. Vem!

      Excluir
  6. Gabi, que post maravilhoso! Fiquei deslumbrada pelas belezas desse lugar e viajei no seu post :) Parabéns pela descrição - e pelo trabalho tb ;)
    beijo grande!
    Polly. (diariodepolly.com)

    ResponderExcluir
  7. Essa cor das árvores é muito linda! E que pôr do sol <3 Que sonho conhecer a Suíça, deve ser demais. Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suíça é muito bonita mesmo. Como li em algum ligar, não existe mau fotógrafo por aqui, porque as paisagens são tão lindas que toda foto fica super! Todo mundo diz que é caro - e é demais - mas acho que vale o sacrifício! Beijos

      Excluir
  8. As fotos ficaram ótimas!! Dá pra ficar apaixonada por essa paisagem, essas casinhas - sou dessas que se apaixona pelo visual das cidades rsrs - Já imaginava que a Suíça era um deslumbre, você só confirmou! Amei o post!!
    Beijos.
    Paula Abud
    http://www.roteirando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas casinhas tipo de boneca são de matar, mesmo. Todas com florzinha na janela, um charme <3

      Excluir
  9. Que lugar maravilhoso! Esse é o clichê que todo mundo sonha em um dia poder conhecer, são surreais essas paisagens da Suiça, coisa de cinema! <3

    Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau, que cidadezinha mais charmosa, amei as fotos e o post. Adoro casinhas desse estilo das da Suiça, país que tanto tenho vontade conhecer :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a visita, viu. Aqui é tudo bonito mesmo, não tem passeio perdido :)

      Excluir
  11. a cidade é linda, a vista das montanhas então nem se fala, me lembra aqui onde eu moro, e deve ser legal viajar com um time e fazer parte de um grupo grande, eu jogava vôlei quando era mais nova e quero muito voltar a praticar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que eu penso em Inglaterra e sempre penso em terras baixas, encharcadas. Nada a ver, né. Aí tem de tudo, inclusive montanhas e afins. Sobre o grupo, embora elas sejam bem novas, eu me divirto. É ótimo :)

      Excluir
  12. gente do ceooo esse lugar é muito retardado de bonito né! como pode!!!! lindas fotos! é clichê mas é necessário demais, não dá pra pular essa belezura hauehae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, um clichê bem necessário, bem irresistível haha

      Excluir
  13. Aprendi a amar as montanhas fazendo trilha nos Alpes, mas não conheço a Suíça. Que lugar lindo, lindo, lindo! Já coloquei na lista de lugares para visitar. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta de fazer trilhas, aqui é o paraíso. Hiking é o esporte nacional, então tem trilha em todo canto, de todos os níveis e, invariavelmente, te levando pra uma paisagem deslumbrante!

      Excluir
  14. Suíça sendo linda sem fazer nenhum esforço <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a Suíça é linda até com luz zoada, em movimento, mão tremida, foto de celular hahaha.. Fácil acertar!

      Excluir
  15. MEU DEUS!!! Apenas apaixonada por esse lugar ma-ra-vi-lho-so! Essas casinhas, as árvores com o tom do outono, e esse pôr do sol são espetaculares! Deve ser surreal ficar olhando pessoalmente pra essas paisagens, né? Difícil acreditar que é tudo de verdade mesmo hahahaha. Quero conhecer esse paraíso também!!!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse final de semana vi umas fotos desse mesmo lugar todo nevado. Imagina que lindo? Beijos!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top