Transporte em Bern

Eu já comentei aqui que o transporte de Bern é incrível. E é mesmo. A cidade é bem servida por trams, ônibus, trolles (que eu nunca vi, mas diz que tem) e trens. Tem até um funicularzinho da parte baixa da cidade até o Parlamento, e outro - pago a parte - até o topo do Gurten, uma montanha na cidade. Com a malha de transporte você consegue chegar em qualquer lugar. 


Eu moro em Ostermundigen, que como já expliquei aqui é uma cidadinha vizinha de Bern, dessas que você não sabe direito onde começa uma e termina outra. As minhas opções para ir ao centro da cidade são 2: um trem que passa 4 vezes por hora e me leva lá em 5 minutos, ou um ônibus que passa de 3 em 3 minutos e me deixa lá em 12 minutos. Não é mágico? Existem também linhas noturnas, que operam entre a meia noite e as 5h da manhã, quando o transporte convencional fica parado. Essas linhas noturnas, chamadas Moon Liner, cobrem basicamente toda a área da "grande Bern". 
Um tram sobre o Aare
Todo mundo da minha escola de alemão, por exemplo, consegue chegar nela - que fica no centro - utilizando somente um transporte. Em qualquer meio você pode levar bicicleta (pagando um ticket, claro). E é tão seguro que você vê crianças de 6, 7 anos sozinhas indo pra escola, fazendo transferências entre linhas, no maior sossego.

É tudo muito fácil. Todos os pontos tem máquinas para compra de bilhetes e os ônibus que param no meio do nada, tem a máquina dentro. As máquinas operam em 3 línguas oficiais do país (alemão, francês e italiano) e também em inglês. Nos pontos tem o visor com os minutos que faltam pra passar o próximo ônibus/trem e também tem as tabelas com os horários, que são os mesmos durante o ano todo. Por volta de 10 de dezembro eles lançam a tabela nacional que irá vigorar pelos próximos 12 meses, então você tem a segurança de que nada vai mudar nesse período. 
A linha 6 saindo de Worb, da zona rural diretamente pro centro de Bern em 20 minutos 
Cabos atrapalhando as fotos e ajudando no dia a dia
Agora vamos às agruras de ter um transporte tão completo e eficiente: é caro. Pra porra. Um bilhete simples, que te da direito a toda a rede de transporte na cidade por 1 hora, custa CHF 4,40. Claro que tem alguns esquemas. Por exemplo, existe o bilhete de curta distância, para viagens de até 6 paradas ou menores que 1,5 km. Esse custa CHF 2,50. Ou dá pra comprar passe semanal, mensal, anual. Também rola uma economia. Eu comprei um half tax card, que me custou CHF 185 (para quem vai renovar custa 165) e com ele posso comprar todo o transporte no país com 50% de desconto. Mas em todos os casos, o que rola é que é caro, e pelo que vi, mais em Bern que em outras cidades. Em Lausanne esse mesmo bilhete de 1 hora custa CHF 3,60 e em Genebra CHF 3. Existe um bilhetão, chamado General Abonement, que custa mais de 3 mil francos e dá acesso livre ilimitado a todo o transporte do país. Pra quem quer viajar sem parar todo final de semana, ou trabalha em outra cidade, vale a pena. Pra mim é só um sonho distante.
E tem Fridinha, né?  *de graça*
Agora vamos falar de coisa bem ruim? Avião também é transporte, né? Então durmam com um barulho desse: o aeroporto de Bern, capital desse país RYCO chamado Suíça, é uma mini rodoviária, com 4 portões e uma mixaria de voos caros. Eu até agora não vi a cor, só vejo os aviões passando e fico sonhando com o dia em que terei dinheiros pra conhecer o tal do Belp (o aeroporto, no caso). Por conta desse ~detalhe~, me visitar (ou receber minha visita, rs) acaba custando um pouco mais caro. Os aeroportos mais próximos são Zurich e Basel (1h, ambos), e então tem que incluir no preço de uma viagem de trem aí no custo. Agora me digam se não é o fim da picada uma capital europeia com um aeroporto mequetrefe desse? 

Mas ok, ok.... um aeroporto mais decente deixaria Bern mais perto da perfeição, e eu gosto mesmo é de uma baguncinha, né? 

14 comentários:

  1. Eu não consegui superar ainda que a linha noturna de transporte chama Moon Liner, que coisa maravilhosa! hahahah Já quero morar aí só por causa disso. <3
    http://www.paulaabrahao.com.br/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei esse nome também hahaha! O engraçado é que são os únicos onibus não pontuais de Berna. O motorista coitado olha bilhete por bilhete dos ~ébrios~ e por isso todas as Moon Liners são atrasadas, mas é a melhor linha. Todo mundo conversa com todo mundo, canta, uma beleza!

      Excluir
  2. Gabi, vi esse mapa do transporte e é quase um sonho mesmo :O e esse esquema de viagens mais curtas custando menos só sabia dos ônibus de Buenos Aires! Mas o preço pareceu ser salgadinho mesmo, nem quis pensar em quanto ficaria convertando a reais haha

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala em conversão, que no começo aqui eu tive uns surtos. Mas pras visitas eu já estou providenciando bicicletas haha.. porque ninguém merece gastar 15 reais num busão rs. Beijos!

      Excluir
  3. Achei um pouco parecido com o sistema de trens aqui em NY, com a diferenca que voce nao ve crianca pequena usando por que afinal de contas ainda e NY neah?!...rsrs...Ai as maravilhas de viver em cidades Europeias, realmente a Suica e um sonho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem uma outra diferença, Monique: aqui não tem catraca, né. Você entra e fica lá, esperando alguém checar ou não o seu bilhete. Ser pego sem bilhete da uma multa de 100 Francos, bem salgadinha, rs. A Suíça é uma beleza mesmo, vem passear :)

      Excluir
  4. Aqui em Hamburgo o transporte público também é excelente, mas também é caro. Vivi 12 anos só com ele, tinha o ticket mensal que sai bem mais barato. Com as duas filhotes crescendo e as atividades aumentando, cada uma pra um lado, resolvi comprar um carro que facilitou muito a vida, mas também custa uma pequena fortuna mater, tem revisão anual, troca de pneus duas vezes por ano (inverno/verão) e qualquer batida é uma depressão no bolso. Estamos planejando ir pra Suíça em Março :) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga esteve ai em Hamburgo há umas semanas, e depois veio me visitar. Chegou aqui encantada, adorou a cidade, o transporte aquático, tudo. E realmente, com mais gente, é mais fácil carro mesmo, porque até esses passes mensais tem seu custo, né. Eba! Em março imagino eu que o inverno já deve estar mais brando, deve ser uma bela época por aqui, vamos ver :) Bjo!

      Excluir
  5. Esse mapa do transporte dá uma tristeza... Tanto SP como Dublin (as únicas cidades onde morei) tem um transporte que deixa muito a desejar. Em Dublin ainda tem o lance de ser tudo muito caro - e se for pra ser caro, que seja bom e eficiente como aí, né? Não perderei as esperanças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que Dublin tinha um bom transporte, foi lendo seu blog que descobri que não. Mas há sempre de melhorar, né. Até SP melhorou - foi de desgraçadamente péssimo pra muito ruim, rs.

      Excluir
  6. Vou pegar carona no comentário sobre o nome da linha noturna "Moon Liner". Como um nome poético desse combina com a qualidade deste tipo de transporte por aqui, né!?Em São Paulo o nome "popular" do busão que circulava de madrugada era "Negreiro". hahaha, por ai dá pra ter uma noção de como o povo que precisa tomar esse transporte noturno era (é) visto. Hoje nem sei se o povo chama assim...tomara que por lá as coisas tenham melhorado. O Haddad, ex prefeito, andou dando uma melhorada para os passageiros que tomam ônibus a noite (autorizando a parada fora do ponto para mulheres, por exemplo). Mesmo assim, ainda há muito que melhorar! Bjs Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sandra, graças, há muito tempo não ouço alguém chamando de Negreiros, acho inclusive que eu tinha deletado isso da minha cabeça, tamanho mal estar que me dava. O Haddad melhorou tantas coisas na cidade, que eu ainda to me refazendo do baque dele ter perdido essa eleição. Enfim, uma pena. Beijos!

      Excluir
  7. Uma cidade com transporte bom assim faz uma diferença danada na qualidade de vida, né? Olha que maravilha! Aqui em Dublin o transporte é meio frustrante viu, liga nada com lugar nenhum! haha tem só duas linhas do tram e elas não se interligam ainda, estão construindo essa interligação... oremos! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e como faz. Eu as vezes vou 3 vezes num dia pro centro, e nem percebo. Porque tudo flui, funciona bem. Que coisa, eu fico boba que em Dublin as coisas não são das melhores. Mas há de melhorar, oremos!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top