Usei e gostei: Transferwise

Essa coisa de trocar dinheiro pra viajar sempre foi um problema. Eu gostava de habilitar meu cartão de débito e fazer saque diretamente no destino, para evitar andar por aí cheia de dinheiro. Só que com a mudança na lei do IOF uns anos atrás, ficou caro. Então a solução foi viajar com cash, algo que muito me desagrada. No último ano usei várias vezes a Cambio Store, casa de cambio em SP e recomendo o serviço para quem precisar. Eles entregam em casa sem custo adicional dependendo do valor que você compra, e o preço da moeda é bem competitivo. 


Agora estava na Suíça, indo pros EUA e queria levar uns dólares. Só que ai me surgiu um problema: meu dinheiro está no Brasil, eu não queria gastar meus francos suíços porque preciso deles, e como então mandar dinheiro do Brasil pros EUA? Foi ai que pesquisando na internet descobri o Transferwise e resolvi testar. 

A ferramenta permite enviar dinheiro de uma conta no Brasil diretamente para uma conta no seu país de destino. Claro que isso complica para quem não tem uma conta no destino, mas caso esteja indo visitar um amigo, você pode usar a dele. Eles anunciam o serviço com a vantagem de não cobrar IOF. Como assim? Isso e legal? É! A verdade É que o Transferwise não faz qualquer transação internacional. Basicamente eles tem uma PJ em todos os países em que operam. E emitem um boleto no país de origem do dinheiro (no meu caso, Brasil). Eu pago da minha conta no Brasil para a PJ brasileira do Transferwise. E a PJ americana deles então fez uma transferência no valor acordado para a conta da minha amiga em NY. Foi assim que eu viajei com os bolsos vazios e cheguei nos EUA e meu dinheirinho estava esperando por mim. 

Sinceramente, não sei se é o jeito mais prático de levar dinheiro numa viagem de turismo. De novo, se você esta indo visitar um amigo, pode ser. Ou se no meio da viagem percebe que o dinheiro vai acabar, pode ser uma opção de recarregar o cofre. Mas eu moro na Suíça, né.. agora que testei o serviço e gostei, tenho essa opção pra trazer meu dinheiro do Brasil pra cá. Acredito, na verdade, que essa pode ser a maior utilidade do Transferwise: facilitar a vida de quem, como eu, mora longe de casa. Poder mandar/receber dinheiro sem maiores dores de cabeça.

Informações úteis sobre o serviço: eles cobram uma taxa, e é sempre bom pesquisar se pro valor que você pretende mandar vale a pena. Outra coisa, a minha transferência demorou uns 5 dias pra cair na conta da minha amiga. Isso porque tem que ser feita a compensação do boleto e tal, tem uma demora. Então tem que rolar um planejamento com alguma antecedência. Por fim: eu dei uma pesquisada e não achei ninguém q tenha tido problemas, então usei na cara e na coragem, mas eh sempre bom manter essas pesquisas em dia, porque a gente nunca sabe quando um serviço entra em declínio, né? Não da pra marcar bobeira justamente com dinheiro. 

Enfim, quis dividir a dica porque achei bem interessante, funcionou bem pra mim, e sei que o Transferwise ainda não esta super conhecido por aí. Alguém mais ja usou?

25 comentários:

  1. näo conheço esse sistema. teria sido uma mäo na roda há uns anos atrás... mas acabei encerrando de vez minha conta o brasil, e pra emergências uso o "confidence cambio"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, mas foi uma mão na roda. Já usei a Confidence também, mas no último ano a Cambio Store estava com valores melhoras pra mim. Na verdade, tem um negócio muito legal, esse site: http://www.exchangemoney.com.br/novosite/ Nele você compara as taxas e vê onde é melhor comprar.

      Excluir
  2. Ótima dica! Uma amiga já tinha usado e falado muito bem do serviço, mas nunca precisei de fato usar. Aproveitando o comentário da Ana, eu ainda tenho conta no Brasil mas nem uso, deveria ter fechado dessa última vez que estive lá! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, devia ter aproveitado mesmo, Bárbara. Você ao menos conseguiu transformar em conta sem custo? Eu tenho Itau e transformei minha conta numa e-conta, que só existe online, e não cobra taxas. Fiquei com dó de tirar o dinheiro todo de uma vez por conta do cambio, que estava péssimo quando eu vim. Aí to esvaziando ela aos poucos. Mas deixei uma procuração para mexerem nela pra mim se necessário.

      Excluir
  3. Nossa, bom saber! Esses dias mesmo uma amiga minha tava procurando algo assim, em uma emergência parece uma boa saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim funcionou super bem! Eles tem um limite de valor por transferência, em real acho que R$9.999,99. Mas ta de bom tamanho pra emergências, né?

      Excluir
  4. Boa dica, Gabi. Sempre bom ter outras opções do que só o dim dim físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu prefiro qualquer coisa menos dinheiro físico em viagem longa.

      Excluir
  5. Não fazia ideia desse sistema Gabi :O que dica ótima!!! Vou pesquisar melhor as taxas para ver se compensa p minhas próximas viagens :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue fazer a simulação direto no site, Lorraine. Então as vezes é bom cotar alguma casa de câmbio, e simular com eles, pra ver o que vale mais a pena.

      Excluir
  6. Como eu moro no Chile e ainda tenho conta no Brasil, sempre uso! É ótimo :) funciona bem demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pra gente que mora fora é uma BAITA mão na roda!

      Excluir
  7. Eu nunca usei, mas tenho escutado muitos elogios!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar? Foi só na hora do aperto que pesquisei e descobri!

      Excluir
  8. Não conheço esse sistema, mas adorei saber sobre ele. Isso é o bom de existir blogs, as dicas são imperdíveis e úteis. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço esse sistema, mas adorei saber sobre ele. Isso é o bom de existir blogs, as dicas são imperdíveis e úteis. Beijos.
    Paula Abud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, blogs são muito úteis pra descobrir esse tipo de coisa, né! E reviews, experiência, impressões. Adoro!

      Excluir
  10. Não conhecia esse serviço, mas ele parece incrível mesmo, ótimo pra dar um help em situações parecidas com a sua. Também não curto muito viajar com dinheiro em espécie, mas ultimamente é uma das melhores formas de viajar, por causa de todas essas taxas de iof, juros e tal. Acabo levando boa parte em espécie, e cartões de débito e crédito pra emergências... Mas adorei saber do Transferwise. Da próxima já tenho mais uma opção :D

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava fazendo assim, Stephanie. Levava dinheiro e cartão só pra emergência. Mas eu sou neurótica com roubo e afins, e ficava super nervosa de andar com muito dinheiro.

      Excluir
  11. Nunca tinha ouvido falar sobre esse sistema, achei muito interessante! Só de não pagar o IOF dependendo da quantia, mesmo com a taxa do site, a economia é bem grande!

    Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi um super adianto. Como eu disse, não sei se funciona bem pra todo tipo de viagem, mas acho que é sempre bom ter uma opção, né?

      Excluir
  12. Respostas
    1. Não conheço o xoom Cintia. Vou pesquisar!

      Excluir
  13. Menina, usou na cara e na coragem mesmo hein! Não sei se eu teria essa coragem haahaha
    Gostei muito dessa opção, fiquei interessada em testar em uma próxima viagem, é realmente uma boa opção pra recarregar o cofre.

    Um beijo!
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei na cara, na coragem e no desespero, rs. Beijo!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top