Férias em Berna

Eu sou suspeita pra falar de férias, afinal de contas, é como se eu tivesse num break interminável - ou num sabático, como diz Mateus. Mas desde que chegamos da California estávamos os dois sem aula, sem trabalho, com todo o tempo livre. 10 dias pra curtir Berna, algo que não tínhamos desde a primeira semana que chegamos aqui. 

Os primeiros dias foram dedicados a recuperar do jetlag - 9h de diferença é punk! - e aproveitar as promoções pós Natal para comprar algumas coisas que precisávamos. Nosso Reveillon foi bem low key, fomos até Altendorf, uma cidade próxima a Zurique celebrar com amigos de amigos. Foi bem gostosinho, comemos bem, bebemos, papeamos bastante e chegamos em casa depois das 8h da manhã, coisa que há muito tempo eu não fazia. Depois da ressaca brava, tínhamos uma semana pra curtir muito até a rotina voltar ao normal. 

Começamos fazendo nosso programa favorito: ir até o Rosengarten, um parque lindo aqui perto que tem uma vista privilegiada de Berna, e de lá descer andando pra cidade. Andamos pelo centro antigo, tomamos um vinho num restaurante gostosinho e fizemos abertura da temporada de diversão de inverno patinando no gelo haha. Foi muito gostoso!
A vista do Rosegarten nunca decepciona, nem num dia cinzento




Adivinha quem vai levar um tombo?

Na frente do Parlamento todo ano eles montam um rinque, esse ano foi montado em 21 de dezembro e vai até 20 de fevereiro. A patinação é gratuita, você só precisa alugar um patins - ou no meu caso levar o que comprei numa loja de segunda mão. Ficar patinando no gelo ao som de música pop é uma das minhas definições de alegria <3 Va lá que eu tomei um puta tombo, mas foi engraçado. E eu me saí até bem se pensar que não patinava no gelo desde o Wisconsin, ou seja, quase 10 anos. Foi nessa segunda-feira, enquanto chegávamos em casa depois de patinar, que caiu a primeira neve do ano <3
Primeira neve de 2017
Na terça, depois de dar uma voltinha num bosque aqui perto de casa (ó lá eu conhecendo coisas novas em Berna) fomos ao Gurten, a montanha urbana aqui em Berna. O Gurten fica em Wabern, e você chega ao pé dele de tram em 10 minutos a partir do centro (linha 9 sentido Wabern). Depois você pode ou pegar um funicular até o topo ou subir caminhando (ou pedalando, pros fortes). Nós optamos pelo conforto do bondinho, hehe. O Gurten está a 858 metros de altitude, e garante uma vista incrível de Berna e dos Alpes.
A subida para o Gurten

Ao fundo as crianças se acabando de rolar na neve com e sem sleds

Uma panorâmica, porque o lugar pede

Alias, essa vista dos Alpes, meu Deus. Impossível não se emocionar olhando pra uma paisagem tão maravilhosa. Eu dei a minha choradinha de emoção, de alegria, de euforia, por estar num lugar tão lindo. E dessa vez chorei ainda mais, porque essa é a minha casa. Da pra acreditar?


fotos por @mmreyno

Eu já tinha ido lá em outubro, quando num tempo ensolarado fizemos picnic e vimos muitas pessoas brincando, fazendo slak line, etc. Agora os campos estavam todos branquinhos, tinha muita criança pronta pra se acabar na neve, descendo os morrinhos com sleds, trenós, muito legal. É possível esquiar, e provavelmente hoje está rolando, mas semana passada ainda a neve era pouca então os lifts estavam parados. Claro que é para iniciante, crianças, etc, afinal não é uma super montanha. Mas não é super legal poder chegar tão rápido numa pistinha de esqui?

Lá no topo do Gurten tem todo tipo de diversão: parquinho, várias trilhas,  hotel, restaurante chic, café com preço "amigo" (lembrando que nada na Suíça tem preço amigo). Comemos uma saladinha e tomamos um vinho no café mais tranquilo - e também esquentamos um pouco. Nesse dia as temperaturas já estavam pra baixo dos -5 e daí pra frente só piorou.



Depois de um por do sol bem lindo, descemos quando já estava escuro, com um vento de cortar a alma. Cheguei em casa e fiz uma sopa pra dar uma esquentada no coração, e recebemos um convite para no dia seguinte ir pra Luzern. Eu ainda não tinha me dado conta, mas fizemos muita coisa nessa semana, e pro post não ficar imenso vou deixar Luzern e o resto pra depois. 

25 comentários:

  1. Fui lendo tudo e só pensando ''quero, também quero, quero fazer isso também.. ah, eu quero'' haha que férias mais gostosinhas em Bern. Fiquei imaginando que quero fazer esses passeios gostosinhos quando tiver por aí também. E como não chorar com a lindeza desses Alpes? Mesmo morando aí, acho que é um tipo de paisagem que você não se cansa nunca.. e sempre agradece pelo privilégio de te-las por perto, né? <3

    E ai... Luzern!!! ♥♥♥ já tô aqui ansiosa pra ver o post. Quando fui pra Zurich, minha segunda opção de passeio, se eu não tivesse ficado com a amiga da minha tia, seria ter passado um dia por lá também, parece muito incrível, mas vai ter que ficar pra uma próxima (certeza que vou ficar doidinha por não ter ido lendo o seu post de lá hahaha)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Alpes são sempre impressionantes, acho que essa sensação de "abestamento" não vai passar nunca haha. Luzern é linda linda mesmo... Pena que pegamos um dia de tempo meio ruim. Enfim, eu tenho certeza que você vai gostar muito de tudo por aqui haha.. Beijo

      Excluir
  2. Gabi, quero passar férias na sua casa, especialmente em um quarto onde eu abra a janela e dê de cara com essa vista. Será que rola? hahaha
    Que demais! É de fazer inveja!!! É bem aquela coisa "eu Gabi, moro onde você sonha em passar férias"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, essa vista exatamente não garanto, mas da minha sala bem dá pra ver os cumes de algumas montanhas. Fique bem a vontade para vir, você e a família linda :) Beijos!

      Excluir
  3. Sabe que um dos lugares que me trouxe maior felicidade e paz no coração foi Grenoble, justamente ao olhar aquelas montanhas branquinhas ao fundo.
    (e confesso que às vezes também tinha a impressão que era um grande cenário de TV, tipo show de Truman hahaha de tão perfeito que é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha.. exatamente. Tem hora que que parece de mentira. Será que eu sou o Truman?

      Excluir
  4. Eu sou perdidamente apaixonada por nele (é um saco tirar do carro de manhã, mas é lindo, então sempre perdoo hahah) então não tive como evitar a paixão imediata pelas fotos desse post. E aquela vista dos Alpes, pelamor? Não vi ainda ao vivo, mas quero muito! E também tombei no ringue de patinação, claro hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro a neve, mas quando a gente olha ela fofinha la fora.. lidar com ela no dia a dia, o chão melecado, é um saco haha. Mas já que estamos aqui, vamos aproveitar, né? Os Alpes são de matar. Vale muito se planejar e vir conhecer. Beijos!

      Excluir
  5. Que vistas maravilhosas do Rosegarten e dos Alpes! ♥♥♥ Amo esse climinha nublado e amo neve, haha. Que lugar incrível, adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rosengarten é um dos meus lugares favoritos aqui, senão o favorito. A vista ele é imbatível <3

      Excluir
  6. Ai jesus que delicinha esse post.
    E essa vista mais que sensacional, é emocionante até pra gente que lê imagina pra você aí.

    ResponderExcluir
  7. Que fotos lindas, Gabi. Eu choro também em montanhas, é muita emoção estar em lugares tão lindos, não é? Sorte sua poder viver tão perto delas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu as vezes fico meio extasiada diante da imensidão do mundo, do gigantismo da natureza, sabe? É quando a gente se sente tão pequena, mas tão forte, olhando pra isso tudo. A emoção é inevitável mesmo.

      Excluir
  8. Ai, definição de felicidade esse post! Que delícia acompanhar suas aventuras nesse paraíso Gabi! E que vontade de patinar no gelooo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro muito patinar no gelo, preciso aproveitar mais essa pista enquanto ela está aberta!

      Excluir
  9. Gabi, que fotos são essas, mulher? Quero essa vista pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu quero olhar a Bahia, viu.. ando querendo muito!

      Excluir
  10. Amei a sua definição de alegria! Amei as fotos. Que lugar mais lindo vc escolheu para morar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berna é linda mesmo. Quando penso que eu pensei umas 10 vezes antes de topar a ideia, me da até mágoa hahaha..

      Excluir
  11. Que lindo! :) É muito bom esse clima de férias - nem que seja curtinho - e sair pra explorar um pouco! Nem que seja a cidade que a gente vive desde sempre, sempre tem uma coisa nova pra descobrir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostava muito de passar dias de férias em SP... andar sem hora, sem ter onde chegar, essas coisas, é muito bom. Aproveitamos muito por aqui!

      Excluir
  12. meodeosdoceu que vista linda MARAVILHOSA lacradora dos Alpes ahueahe Berna entrou pra minha lista de destinos esse ano agora ahueahe obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha vista lacradora é muito bom. E é lacradora mesmo! Vem sim, te garanto que vai valer a viagem

      Excluir
  13. Gabi, você mora muito bem mesmo! Que coisa mais linda esse lugar, essa vista para os Alpes, quero ir aí, como faz? kkkk *-*

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top