Quer esquiar?

Já contei aqui sobre como eu queria muito começar a esquiar, e como comecei com o pé direito. Uma, duas, três temporadas de esqui não fazem ninguém ser profissional, muito menos um mês, então claro que não tenho dicas pra quem manja da coisa. Agora acho válido sim dividir umas coisinhas que aprendi e que podem ajudar outro principiante como eu.

O esqui/snowboard são esportes que, de início, são caros. Quando se pensa no equipamento, roupas, etc, é um puta gasto pra começar. Normalmente as coisas são boas, e vão durar muuuito tempo, mas tem esse desembolso inicial. Então tem coisa que você tem que pensar: ta se mudando, mora num lugar em que esses esportes fazem parte do dia a dia? Vale investir mais. Vai passar férias no Chile, aqui na Suíça, na Áustria e vai esquiar? Acho que precisa repensar umas coisas. 


Vamos começar pelas roupas, acho que um dos pontos mais importantes pra você curtir a coisa toda. Tem que usar as roupas apropriadas, não tem jeito. Se não estiver se sentindo aquecido, se estiver molhado, vai passar frio, não vai aproveitar. Eu aprendi nesse link o que precisava vestir pra estar preparada. Aí vem a questão: essas roupas custam caro. Se a ideia é viajar para esqui uma vez na vida, não acho que vale a pena comprar. Vale muito mais achar um amigo que tenha e pedir emprestado, ou alugar na estação. Pra mim valia a pena comprar, já que podemos esquiar todo final de semana. Mas ainda assim, tem algumas coisas a se considerar.
O modelito, ele não é bonito, mas faz toda a diferença na experiência
Para a camada de baixo é indicado tecidos que evaporem o suor (porque sim, debaixo daquela neve toda, você faz muito esforço e sua pra caramba). Tudo que é site especializado, blogs que li, fala da lã merino, que evapora bem, e mesmo que você use a mesma peça vários dias seguidos não cheira porque é natural. Só que é cara, né. E eu vou esquiar uma ou duas vezes na semana, então não vou usar dias seguidos a roupa. Assim, valeu a pena comprar de material sintético, bem mais em conta. Ainda assim, paguei 90 francos num set de blusa e calça (no caso da lã merino, sai por pelo menos 80 cada peça).

A camada intermediária pode ser roupas que você já tem, aqueles casacos de fleece ou malha de lã, coisa bem quentinha. A camada de fora não tem jeito, tem que ser apropriada pra esporte de neve. Vai ser a roupa que vai bloquear vento, precisa ser impermeável, tem que ser dupla eter elásticos internos nas extremidades para evitar que a neve entre quando você cai, é bom ter vários bolsos (porque você não leva mochila pra montanha, mas precisa levar protetor solar, protetor labial, o ski pass, etc). Eu paguei "barato" na minha calça e casaco, porque comprei na promoção e eram tamanhos infantis. Mas ainda assim, foi caro - porque estamos na Suíça e nem sorrir aqui é barato neam. Por isso que acho que se você só vai esquiar de vez em quando, não compensa comprar. Se você mora aqui na Suíça, vale muito comprar nas promoções de janeiro, ou no fim da temporada que ficam ainda mais baratas - e sempre tem as lojas de segunda mão, né? Se você mora na França, ou em outro país que tem Decathlon, se joga que eles tem tudo com preço super competitivo (aqui na Suíça só tem Decathlon online, e se você gosta de comprar online, vai que é tua). 
Povo tudo caindo de bunda... Se não tiver com a roupa certa, você fica encharcado e gelado
Já o equipamento, acho que é bem simples: se você mora num lugar de esqui, ou consegue viajar de carro para chegar em um, vale comprar. Caso contrário, alugue. Eu paguei "super barato" nos meus esquis, que estão longe de ser top de linha, mas são ótimos pro que eu preciso, e paguei 290 francos. O preço era promocional, o normal deles era 489, o que já é um preço "bom" (caro pra cacete, do meu ponto de vista, rs). Mas no primeiro dia, em que aluguei, paguei 78 francos para alugar tudo (esquis, botas, sticks, capacete e máscara). Quem quiser alugar por 8 dias, por exemplo, fica 180. Três meses de temporada, desembolsa 400. Ou seja, quanto mais dias você aluga, mais barato fica. Então se você está saindo do Brasil e vai esquiar uma vez por ano, ou uma vez na vida, não acho que valha a pena ter o equipamento e ter que carregar ele, gastar volume de bagagem, ocupar espaço na casa. Além de tudo, é muito pesado. Alugue, que ainda por cima na loja vão te indicar o equipamento mais apropriado pra você, para o seu nível e é tudo de qualidade. Nas mesmas lojas em que você aluga equipamento, você pode alugar as roupas. Não são todas as lojas que tem roupa, mas as da InterSport, por exemplo, tem, e elas estão em todas as principais vilas de esqui da Europa.

Por fim, sobre as aulas. Tem gente que "tem um amigo que sabe esquiar e vai ensinar". Eu preferi fazer a aula e não me arrependo. Onde fiz a aula o preço é de 60 francos a hora. Aprendi todos os movimentos básicos, posições essenciais, modos de freiar, fazer curva, diminuir velocidade. Tudo na maior calma, pra eu me sentir confiante e bem. Nessa primeira vez eu nem saí do bunny slope, que é a pista de treino. No segundo dia, fiz a aula de novo, para subir a montanha e descer com a professora. Achei que era importante pra, mais uma vez, eu me sentir bem, não me dar pânico lá, no meio da coisa. Claro, nem todo mundo precisa fazer várias aulas, a maioria das pessoas faz uma. Mas eu sou medrosa, e queria garantir que eu ia me botar no controle.

Agora vamos a uma triste observação: os preços que eu falei aqui são os preços da Suíça, de uma estação que nem é muuuito badalada. Se você for pra Zermatt ou Verbier, por exemplo, vai gastar ainda mais - mas pode encontrar a Madonna entre uma curva e outra, rs. Mesmo nas vilas chiques da da França, como Chamonix, ou da Áustria, você vai encontrar preços mais em conta. Por exemplo, fiz uma simulação no site da Intersport em Chamonix, e reservando o equipamento no site, você tem desconto e da pra pagar entre 20 e 30 euros o dia. Baita diferença, não? O mesmo vale pro Ski pass, que é o "ingresso" para usar as gôndolas o dia inteiro. Em outros lugares eles vão custar bem menos que aqui.
Precisaaar do ski pass você "não precisa". Mas e aí, vai subir essa montanha a pé com ski na mão quantas vezes?
Ou seja: ta vindo do Brasil pra uma viagem de ski? Se organiza e vai pra Áustria, pra França - veja só, tem uma cidade chamada Zakopane na Polônia que é ótima e é ainda mais barata. Procure uns destinos alternativos, onde seu dinheiro renderá mais. Se você for pros EUA, é possível achar tudo isso ainda mais barato - e de repente até vale a pena comprar as roupas por lá num outlet se você quiser. Agora, quer esquiar sem deixar os rins na montanha? Vai pro Chile ou Argentina. Vai ser bem mais em conta - e de quebra eles tem mais pistas de iniciantes, as verdes - que aqui, basicamente não existem. 

Espero que esse post possa ajudar quem esteja interessado em se iniciar no esqui - e se alguém tiver alguma dica que não coloquei aqui, fique a vontade :)
Mas se você resolver vir pra Suíça, garanto que não vai se arrepender

31 comentários:

  1. Nossa, esquiar é pra gente rica, hehe. Deve ser super legal, mas ô atividade enjoada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. por aqui não é não, a galera que faz isso desde criança se enfia em qualquer funicular montanha a cima e desce numa boa, sem pagar pass nenhum haha. E também, quando você compra o equipamento novo - no meu caso - ele vai durar enquanto eu morar aqui. Mas realmente, sair do Brasil pra esquiar na Europa ou nos EUA demanda mais investimento, viu. No Chile beeem menos, minhas amigas já foram e foi bem pagável :)

      Excluir
    2. Montanha acima no caso, rs..

      Excluir
  2. Esquiar deve ser muito complexo. Em todas as minhas idas a resorts, nunca quis arriscar! Morro de medo de cair e me quebrar toda na viagem! hahahahah Quando/se algum dia morar em algum lugar com neve, aí posso tentar, pq se me quebrar é só voltar pra casa :P Haha Adorei as dicas, super bem detalhadas :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca inclui esquis em viagem porque ficava morrendo de medo de quebrar uma perna e estragar as férias. Mas a real é que agora que comecei, percebi que se você fizer aula direitinho e tal, é menos difícil que parece. Anyway, pra quem mora próximo a montanhas nevadas, como é o meu caso, é uma ótima maneira de fazer o inverno mais divertido! Beijos Polly!

      Excluir
  3. Gente, realmente, é um investimento! Eu não sabia os preços e nem fazia ideia de nada sobre as camadas, mas aprendi muito com seu post. E sério, acho que no fim das contas é uma experiência única e vale muito a pena - entendo seu ponto de vista sobre o aluguel, sobre o tempo e frequência, por isso acho mesmo que a pessoa tem que avaliar, mas de qualquer maneira, acho que vale a pena hehe


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho super super legal! E vale a pena mesmo, é muito gostoso. Aqui pra mim vale a pena comprar, mas minhas amigas foram pro Chile e alugaram tudo por lá (inclusive uma casinha que cabia várias pessoas) e ficou um preço bem legal :)
      Que bom que você gostou do post. Beijos!

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, Gabi! Eu já tinha pensado em ir pra Polonia esquiar e depois de saber com detalhes esses preços da Suíça... é pra lá que eu vou mesmo! hahaha É um investimento mesmo, mas como você disse, cada um avalia e ver o que vale mais a pena. Eu alugaria tudo também e investiria em pelo menos uma aula pra também pegar esses comando básicos.. ai quem sabe no que der, investir depois caso eu queira ir sempre! <3
    Adorando acompanhar suas aventuras no gelo, venha contar pra gente como vai indo.. To vendo você virar pro no esqui hein! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se você gostar, vale sim comprar as roupas, ainda mais você estando na Europa, onde é possível achar coisas boas com preços mais em conta (no Brasil é meio inviável). Eu acho que você vai adorar, Taís! E sim, vai pra Polonia. Quando eu fui pra Cracóvia era Janeiro, e muita gente botou pilha pra eu subir pra Zakopane. Eu acabei não indo porque fiquei com medo de me machucar e estragar as férias. Mas é coisa de 1h e pouco de viagem saindo de lá, e dizem que vale super a pena. Tenho algumas amigas brasileiras que esquiam sempre por aqui e foram e curtiram!

      Excluir
  5. Que post legal, Gabi! Cara, eu tenho muita curiosidade pra saber como é esquiar, mas morro de medo, claro. Mas assim, minha curiosidade é maior, então eu super faria uma aula e tentaria esquiar por um dia, sabe? O R. não curte a ideia e diz que "irlandeses não foram feitos pra esquiar", por isso não tem vontade (ou coragem?) de ir. Eu tô tentando convencê-lo pra gente esquiar no inverno que vem, mas por enquanto nada. Tenho amigos que já foram pra Polônia e amaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, devo dizer que no primeiro dia, quando aluguei o equipamento e saí andando toda esquisita pela loja, o cara falou "be natural". Ai í tive que responder pra ele: você ficaria natural numa sunguinha? Porque pra mim sunguinha que é natural, e não isso aqui haha. Ou seja, nós brasileiros também não fomos feitos pra esquiar. Mas é divertido, viu! Acho que você iria se divertir sim, e ele também. Ainda mais que como somos iniciantes não vamos pras pistas que realmente dão medo. A Polonia é uma boa muito boa. Primeiro que pra subir pra Zakopane você precisa voar pra Cracóvia, que é uma cidade incrível, eu amei. Aí dei uma olhada aqui, e vi que eles tem várias pistas fáceis, o que é muito bom pra quem ta começando. Tomara que vocês consigam ir e amem!

      Excluir
  6. cara, você é mega corajosa! eu to aqui há mais de 10 anos - se bem que onde eu moro as montanhas nevadas passam longe - mas ainda num criei coragem pra subir num bicho desse. até tenho curiosidade... mas acabo sempre deixando pro ano que vem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fui decidida hahaha.. a vida aqui melhora bem com essa diversão. Mas ainda morro de medo, faço tudo bem devagarinho, e sou basicamente humilhada na montanha por crianças de 4 anos de idade. JURO. Mas nem ligo hahaha.. Se joga no próximo inverno (nesse to achando que a neve já deu)!

      Excluir
  7. Nossasinhora como é caro esquiar, meu Deus! Realmente não sei se teria cacife pra esquiar, mas deve ser demais! O meu marido é fera em esquiar, ganhou até medalha e vive me enchendo pra ir pra Suíça esquiar, acho que teria que mudar de ideia em relação a isso, mas sou muito medrosas. Lendo a sua experiência fiquei bem mais animada Gabi! O modelito está lindo hehehe, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ingleses amam esquiar aqui, diz a lenda que foram eles que mostraram o potencial das montanhas pros suíços hahaha! Eu realmente recomendo mas em outro lugar. Minhas amigas que já foram pra Polonia e pro Chile falaram muito das pistas verdes, que são as fáceis. Aqui não existe - as pistas verdes são para snowshoeing - e eu senti falta. Você mal aprende a parar em cima do troço e já cai numa pista azul, fiquei super paralisada. Recomendo mesmo a Polonia, só escuto falar bem, e os preços são mara!

      Excluir
  8. Voltei no tempo lendo esse post! Fui no Chile ano passado e foi uma as experiencias mais incríveis que ja tive na vida! Vale muito a pena a economia para viver isso!!!

    beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que é lindo demais esquiar por lá! Quem sabe um dia :)

      Excluir
  9. Descobri depois de três tentativas que definitivamente não fui feita para esquiar. Morro de medo de altura e velocidade. Mas pelo menos tentei! Hahaha O bom é que só tinha investido em calças e luvas impermeáveis, então não vou perder dinheiro por poder usar isso em outras oportunidades - tipo fazendo bonecos de neve! ahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que pra quem ta morando na Europa, investir nas roupas não é demais. Sempre tem oportunidades de fazer trilhas nas montanhas, vários outros esportes. Da pra tirar muito proveito. Quem sabe descer a montanha de trenó? hahaha

      Excluir
  10. Eu acho esquiar muuuito legal, mas honestamente morro de medo haha Acho que precisaria de mais umas doses de coragem pra arriscar. Tentei patinar no gelo uma vez e fiquei toda afobada, acho que sou medrosa mesmo! Acho que meu negócio com a neve vai ser sempre fazendo os anjinhos de neve ou atirando bolas nos amiguinhos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei na pistinha de treino que é bem tranquila, fiquei por lá até me sentir segura. Ainda assim teve uns episódios de pânico total hahaha.. Fico olhando as crianças na maior tranquilidade e me pergunto porque ficamos tão medrosos depois, né?

      Excluir
  11. Adorei o post, Gabi! Quando eu esquiei pela primeira vez tava cerca de -25°C e usei muita roupa embaixo do casaco de esqui que aluguei. Resultado, muito suor e cabelo congelado no final! Hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu peguei a manhã depois de 2 dias suando bicas.. mas não tem jeito, as roupas são quentes, e mesmo que você coloque menos coisa, acaba suando. É muito esforço!

      Excluir
  12. Acho lindo ver pessoas esquiando, patinando no gelo, fazendo rapel, mas sou mega medrosa! Estive em Bariloche e desisti de fazer aulas porque seria uma coisa meio "uma vez na vida" e achei que não compensaria o custo-benefício. Mas comprei jaquetas impermeáveis nos Estados Unidos, que servem para qualquer viagem para lugares frios, não só pra neve. Tô sempre com elas nas fotos ahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a jaqueta é ótima. Serve pra tudo mesmo, e eu adoro o tanto de bolso que tem haha.. Eu só uso a minha pra esquiar mesmo, mas meu marido usa a dele praticamente todo dia, de tão pau pra toda obra que é.

      Excluir
  13. esquiar é esporte de riiicoo!! auehauea só fui duas vezes na montanha e olha que foi caro lá na NZ, adorei as suas dicas de como economizar, bora pra Austria hauehae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, venha pra Suíça, veja as paisagens, mas na hora de montar num esqui, melhor correr pros países vizinhos hahah

      Excluir
  14. Vou tentar esquiar esse ano hahaha, mas eu sou mais "Você quer brincar na neve?" *-* Mãe de menina já associa neve ao Frozen.
    Adorei o post!
    Paula Abud
    http://www.roteirando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a tentativa é sempre válida, né.. nem que seja pra gente ver que não dá pra coisa hahaha! Bjo

      Excluir
  15. Eu já tentei, fiz aulas com professor e tudo, mas a coisa não é pra mim hehe. Fui pra uma viagem de esqui em Schladming, na Austria com umas amigas e pagamos por alguns dias de aulas, o que foi muito legal! A gente se divertiu bastante. Mas é fato, é um esporte muito caro. Não tínhamos nada e tivemos que alugar tudo, fora as aulas e os passes. Meu marido não curte também. Acho que se fosse a praia dele eu até que teria me interessado mais. Mas como nunca houve incentivo eu acabei deixando pra lá. Acho lindo, super chique, mas não é pra mim!
    Tinha dias que queria te perguntar pelas fotos do instagram se você já esquiava há tempos. Agora que vi o outro post explicando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tem que rolar uma insistência mesmo, Ana. Como você disse, se fosse a praia do seu marido, valeria mais esforço, rs. Aqui é muito parte do dia a dia. Todo mundo pratica, final de semana todo mundo sobe a montanha. Eu achei por bem mergulhar com força, até pra ter mais o que fazer por aqui. Mas já tive uns blackouts haha.. Outro dia desci uma rampa íngreme de bunda, porque travei total. Mas ok, quem sabe daqui uns dois invernos eu não to boa né? haha

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top