Dicas práticas de Barcelona

Não vejo muito sentido em contar em detalhes minhas viagens para destinos mais manjados. Principalmente agora, que estou conhecendo lugares que os viajantes desbravam há anos, ficar falando muito do meu roteiro é meio que chover no molhado. Tem muita informação e detalhes pela internet sobre Paris, Barcelona, Madrid, Viena, Roma e outros lugares que conheci (ou que estão no meu radar) por esses tempos. Mas tenho sim algumas dicas práticas que acho válidas - porque não tão óbvias e porque facilitaram e/ou melhoraram minha viagem. Fiz um post assim sobre Paris, e agora chegou a vez de Barcelona, onde estive semana passada

* * *
Nos hospedamos em Sants, um bairro pouco turístico. Ficamos lá porque Mati foi a trabalho e era conveniente para o que ele precisava, mas revelou-se um bom lugar. Eu achei Barcelona bem "espalhada", as atrações são relativamente longe uma da outra, e usa-se muito transporte público. Nesse sentido, talvez não valha muito a pena se hospedar nos bairros turistões (andei lendo que Gracia é o favorito) e pagar mais caro, se você vai acabar andando de metrô anyway. Ficamos ao lado da Estação de Sants, que tem trens e duas linhas de metrô (verde e azul, com as quais você vai pra tudo que é ponto turístico). Com o trem chegamos em 20 minutos do aeroporto. Muito perto dali ainda tem outra estação de metrô da linha verde. Com 10 - 20 minutos de caminhada leve tem a Plaza Espanya, os bairros de Poble Sec, Saint Antoni e Eixample, cheios de restaurantes e bares ótimos e mais baratos. 
Ao fundo, Plaza Espanya. Sants está à direita nessa foto, Poble Sec, Saint Antoni e Eixample, à esquerda 
* * *

Eu devo dizer que por conhecer pouco a Europa, ainda não sou acostumada com hordas de turistas. E por isso fiquei meio assustada com o volume de gente em Barcelona e acabei me ferrando ao chegar na Sagrada Família. Fila imensa para comprar ingresso e entrar na igreja só dali quatro horas. Portanto, não bobeiem. Acreditem no que dizem nos guias por aí, e comprem tudo que é programa online com antecedência, seja verão, inverno, primavera, outono, qualquer mês do ano. Comprei depois a Sagrada Família e o Parc Guell online. Mas por exemplo, fiquei de fora do Museu Picasso. Além de garantir a entrada, comprar online sai um pouco mais barato. A Sagrada Família na porta custa 18 euros, e na internet 15. 
Ta vendo essa risadinha feliz no Parc Guell? Quase não rolou
* * *

Em dois dias segui roteiros que achei na internet, por acaso dois do mesmo blog, o Passaporte BCN, que eu ainda não conhecia. Na primeira manhã fiz esse aqui, pelo Passeig de Gràcia passando por ícones da arquitetura modernista, como La Pedrera e Casa Batlló, duas das jóias de Gaudi. Super bem detalhado e fácil de seguir. No domingo, fiz o que foi meu passeio favorito na cidade. Seguindo esse roteiro passei uma manhã no Parc de Montjuïc. Apesar de ser um domingo ensolarado, estava tudo bem vazio, o parque todo num silêncio, numa paz, e com uma vista de tirar o fôlego. Segui tudo, parando em mirantes, passando pelo Jardim da Fundação Joan Miró, passando pelo Estádio Olímpico, pelo Museu da Catalunya, Fonte Mágica e chegando na Plaza Espanya. Pessoal que escreve ta de parabéns! E quem quiser montar roteiros em Barcelona, me parece um ótimo blog para pesquisa. 

Jóias modernistas que vi seguindo o roteiro que fiz no primeiro dia
 * * *

Sobre transporte, eu achei o sistema de Barcelona muito bom. Com um trem (Renfe) fomos do aeroporto à cidade, ao custo de 4,10 euros por pessoa. Os tickets individuais na cidade saem por 2,15, mas tem uns deals de comprar passe de 2, 3, 4 dias e já incluem as viagens para o aeroporto. Vale a pena ver se compensa pra você. Se for pegar transporte mais de 4 vezes por dia já vale a pena. Eu andei pra caramba e acabei ficando dentro dessa conta, e não comprei. As máquinas aceitam notas, moedas e cartão, e "falam" várias línguas, super prático de usar. 

* * *

Por mim, as melhores dicas: restaurantes e bares. Quando se vive na Suíça, toda viagem para fora tem um quê de gastronômica. Acho que já falei por aqui que culinária não é o forte do povo suíço, e isso somado aos preços absurdos, fazem a gente separar um tempinho para comer com gosto quando viajamos. E embora eu tenha comido e bebido extremamente bem em Barcelona, vou deixar aqui o que achei que foram os highlights da viagem. Quinta a noite chegamos e fomos jantar no Taps Bar, um bar de tapas super gostosinho. Eu já adorei que tinha um grupo de velhinhas catalãs enchendo a cara lá, isso me diz que o lugar é bom, rs. Comemos muito bem (dividimos 3 tapas deliciosos) e bebi uma sangria de espumante maravilhosa. Mati tomou algum drink que não lembro qual, e o total da conta foi 20 euros. Ta bem bom, né? 

Eu estava doida para uns bons drinks e acabamos no Bitter Cocktail Bar. Tudo que bebemos estava muuuito bom. O preço achei mais salgadinho do que vi pela cidade (entre 7 e 10 euros por um drink, sendo que na sangria do bar acima paguei 4), mas estavam todos muito gostosos. Para quem quiser variar um pouco da Sangria, é uma opção. 

Por fim, a estrela da viagem. Mati é o doido da comida mexicana, então ele resolveu procurar algum restaurante bom por lá para matar a vontade de comer tacos. Ele acabou encontrando um que basicamente tinha uma estrela no Guia Michelin, RYSOS. Claro que não é pro nosso bico, né... Mas aí no site eles diziam que ao lado, tinham uma taqueria do mesmo grupo. Reservamos uma mesa e fomos ao Niño Viejo. MINHA. GENTE. Eu fiquei tentando puxar na memória para não fazer nenhuma injustiça, mas eu realmente acho que foi a melhor refeição que já fiz na vida. Sabe quando TUDO é incrível, maravilhoso? Entrada, pratos principais, sobremesa e bebidas? Sim, tudo. Comemos guacamole de entrada, e ele tinha uma textura diferente, quase uma espuma. Maravilhoso. Serviram azeitona na mesa, e elas tinham um recheio de tabasco, uma coisa temperadinha apimentada, sensacional. Pedimos vários tipos de tacos: de porco, de pescado, de almôndegas. Pedi tostada de polvo, enchillhadas de frango, tamales. Absolutamente tudo causava sensações indescritíveis no paladar. Bebemos margaritas da casa, margarita com chocolate e vanila, cerveja michellada, e mais uma vez, tudo impecável, com sal na medida, nem forte demais, nem fraco demais. E por fim, comemos um flan, que era de derreter na boca. Eu nunca senti tantas coisas como nesse jantar... todas as papilas gustativas foram devidamente tocadas hahaha. Enfim, deu pra ver que recomendo, né? Recomendo muito. Como nós acabamos nos dando uma orgia gastronômica de presente, a conta saiu salgadinha: 110 euros. Mas pagamos com gosto, porque além de ter sido tudo absurdamente bom, aqui na Suíça podemos sair para jantar e gastar isso comendo bem mal. Já aconteceu, rs. Mas da pra gastar um pouco menos por lá sim. 
Bar e Cozinha do Niño Viejo. Foto da Few vs Many Magazine
* * *

Mais dicas preciosas de Barcelona? 

27 comentários:

  1. Gosto muito do sol e da animação de Barcelona :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o clima da cidade, muito astral!

      Excluir
  2. O lugar é maravilhoso, o texto está ótimo e as fotos estão lindas .. Só aumentou a vontade de conhecer mais ainda! *-* Me sentindo encantada!

    Muito bom saber que precisa comprar tudo com antecedência, porque apesar de ser meio metódica, as vezes aquela incerteza acaba deixando para comprar depois... E pensando bem 3 euros para um brasileiro de diferença no ingresso faz diferença (nem que seja a lembrancinha que a gente leva para parente depois).

    Apesar de eu não viver na Suíça, todas as minhas viagens (quando eu vou mais para cidades menos para montanhas) eu adoro um quê gastronômico, comer comida de lugares diferentes é a melhooooor coisa do mundo! O TAPS tem cara de ser muito charmoso ..

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu sou zero metódica com viagem, nunca me programo com antecedência, e tomei esse tapa na cara em Barcelona. Resumindo: vale se programar haha. E sim, o Taps é uma delícia de bar. Beijos!

      Excluir
  3. Ótimas dicas!!
    Barcelona é uma cidade encantadora, né?
    Amo o Parc Guell, o mercado e as comidinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei encantada com tudo, e sim.. o mercado, que delícia que é!

      Excluir
  4. Post bem explicado hein Gabi, com dicas ótimas! Eu sou uma "péssima" turista, no sentido de pôr no papel dicas assim de viagens, rs... mas adoro ler nos blogs, principalmente em blogs que não são específicos de viagem (não que eu não goste destes blogs, tem muitos ÓTIMOS, que te ajudam na organização e tal) mas gosto muito de blogs com opiniões mais pessoais. Fiquei com água na boca lendo sobre esse restaurante. Hummm deve ter sido uma delícia!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu pego pra escrever logo depois que volto do lugar, normalmente sai coisa boa, rs. Mas quase sempre esqueço, aí já viu, haha.. E sim, Sandra, você me entende... nem sempre a gente come bem nessa Suíça, né. As vezes volto pra casa com sensação de ter rasgado dinheiro. Definitivamente, o Niño Viejo valeu cada eurinho investido, rs. Beijos!

      Excluir
  5. Guria, eu vou te falar que mesmo os posts mais manjados merecem nossa atenção e relato dos nossos pontos de vista, acredite! Sempre conseguimos colocar algo só nosso e mesmo as coisas mais óbvias são úteis pras pessoas, sério. Amei que tu fez esse post e compartilhou tudo com a gente, já tô sonhando em conhecer esse lugar maravilhoso (e vou aproveitar suas dicas sim e claro)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ler qualquer post de viagem, seja pro destino que for. Mas acabo não me animando pra escrever, sabe? Ainda mais quando eu fico no roteiro turistão, que foi mais ou menos o que fiz em Barcelona... Não me sinto inspirada para escrever. Adora dividir dicas úteis? Sempre haha. Beijos querida!

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar essas dicas, Gabi.. eu nem sabia que dava pra comprar antecipado certas atrações como a Sagrada Familia e que ainda ficava mais barato online. Viu, mesmo com vários posts sobre esses destinos mais populares, é sempre bom mostrar nossa visão também porque de certa forma pode sim ajudar outras pessoas! :)
    Um blog de Barcelona que gosto de acompanhar e que tem sempre umas dicas legais é o Brigadeiros e Barcelona, se um dia tu voltar pra lá, dá uma conferida, ainda mais tb que o blog puxa um lado mais gastronomico.
    Adorei o post, beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha verdade... sempre tem como descobrir coisas novas, né? Mas é isso, eu tenho vontade de dividir dicas, porém me sinto pouco inspirada a escrever (embora ame ler) sobre esses lugares onde sinto que estou fazendo o que todo mundo já fez, rs. Eu vou dar uma olhada no Brigadeiros, você é a segunda pessoa que me indica ele essa semana. Beijos!

      Excluir
  7. Eu visitei Barcelona em 2014 e para falar a verdade, nao fiquei muito encantada com a cidade. Achei tudo muito caro, atraçoes bem longe uma das outras e acabei nao indo em vários lugares por causa do preço (mas também minha viagem foi um mochilao com orçamento apertado, haha). Talvez na época foi complicado para mim aproveitar, mas acredito que com um pouco mais de planejamento e euros, da próxima vez eu me divirta mais! hahaha E com certeza vou guardar as dicas dos restaurantes que você mostrou aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a cidade é meio espalhada mesmo, demanda um gastinho com transporte... Eu entendo que esses mochilões as vezes tem várias restrições orçamentárias, é a vida, rs. Espero que na próxima você curta mais :) Beijos!

      Excluir
  8. acho que todo mundo se sente feliz em Barcelona, não tem como não amar a cidade! O meu sonho era morar uma temporada por lá, mas como não posso quero visitar novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu e Mati voltamos fazendo altos planos de aposentadoria catalã hahahaha... vontade de morar mesmo!

      Excluir
  9. OOOTIMO SABER QUE ENTOPE TUUUDO! eu achei q era so verãozão assim q lotava a bagaça, obrigada pela dica de comprar online! vou pra la esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que era só no verão ou tipo, no Natal, ou Ano Novo, épocas mais lotadas de turistas. Porém, aprenda com meu erro, hahaha. não é não! Compre na internet e seja feliz!

      Excluir
  10. Eu tenho quase certeza que já parei no seu blog esses dias pesquisando sobre outros destinos hausidhauida. Eu sempre procuro em blogs sobre destinos de viagens porque normalmente os blogueiros colocam uma impressão mais pessoal, então me sinto mais confortável sabendo que a pessoa X foi pra tal lugar e fico com vontade de ir também. Queria muito conhecer Barcelona e adorei o seu post <3

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. que legal, Victória. Bom saber que você já passou por aqui. Barcelona é demais, vale muito a visita. beijos!

      Excluir
  11. Barcelona é muito amor né? adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de conhecer a Espanha, o que é uma pena, mas com certeza voltarei aqui no seu blog quando pintar a viagem. Barcelona nem tá tão longe do sul da França, tenho que aproveitar! kkk Também aprecio muito dicas de restaurantes, quando você tá "perdido" numa cidade, nada melhor do que ter alguma referência.

    Beijos!
    Ju
    http://madamebr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita mesmo que ta aí pertinho e se joga, Barcelona é demais!

      Excluir
  13. gente, também quero essa sensação de plenitude em uma refeição hahahahah como nunca li muito sobre Barcelona, tô adorando conhecer um pouquinho mais por aqui!

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. plenitude em uma refeição, você descreveu bem o que rolou por lá. Beijos!

      Excluir
  14. Oi Gabi! Eu também já pensei como você, que já tem bastante material sobre cidades mais conhecidas, mas entendo que cada um tem um jeito de contar uma historia e viveu experiências diferentes, mesmo que no mesmo lugar. E como já disseram acima, o que é óbvio para alguns pode ser novidade para tantos! Fez bem em compartilhar a sua!

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top