Thun & Interlaken

Todas as vezes em que que subimos pras montanhas, ao passar pelo lago Thun eu ficava abismada. É um lago imenso, azulzinho, cheio de barquinhos, e eu imaginava o verão lindo que devia rolar por ali. Ano passado passeamos pela cidade, mas já estava frio e nem chegamos a ir para a beira do lago. Então em nossa primeira semana explorando a Suíça resolvemos tirar uma manhã para ir nadar por lá. 

Como já conhecíamos a cidade (que é muito fofa, tem um centro histórico bem gostosinho e um castelo lindo), a idéia era ir direto pra "praia". Aqui na porta de casa passa um trem que vai pra Thun em 20 minutos. Chegando na Bahnhof pegamos um ônibus para Strandbad. Lá há uma parte fechada, em que se paga para entrar e tem piscina pública, um gramadão imenso, área para crianças, etc. Nós contornamos essa parte - que está num complexo esportivo bem grande e completo, com quadras de tênis, campo de futebol, quadra de volei de praia, etc - e chegamos numa prainha pequenina porém super fofa. Ali havia muita gente estirada na grama, com seus cachorros e mais ainda, gente alugando stand up paddle. Há uma barraca em que é possível alugar as pranchas por 25 francos a hora ou 50 francos o dia inteiro. 

Ficamos lagartixando ali por um tempo, até que resolvemos entrar na água. Aí veio a surpresa: por ali a água é super rasa, e tem que andar muito pra ela chegar na cintura. Ou seja, ótimo pra quem quer se refrescar sem se molhar inteiro, ou pra quem não sabe nadar. A gente ficou se refrescando, curtindo a paisagem que é de babar. É ou não é surreal nada cercado por montanhas nevadas? Dando de cara com as geleiras alpinas? Eu jamais me cansarei dessa paisagem. 


Quando deu 3 e pouco da tarde resolvemos dar continuidade ao passeio. Em janeiro fomos a Interlaken - contei do passeio aqui - e teve uma coisa que ficou faltando, que é subir no Harderkulm. É uma montanha no centro de Interlaken, a 5 minutos da estação de Interlaken Ost, e lá em cima há um restaurante e uma plataforma com uma vista panorâmica incrível da cidade, dos dois lagos (Interlaken é assim chamada porque fica entre os lagos Thun e Brienz) e dos Alpes, com um destaque incrível para a geleira composta pelos picos de Monch, Eiger e Jungfrau, os queridinhos suíços. 
Uma panorâmica da vista que se tem do Harderkulm
Para subir você pode fazer uma trilha, que demora em torno de 2 horas e meia, ou pode pegar um funiculaire de 8 minutos. Ele custa 32 francos ida e volta (e com o GA ou Swisspass você tem 50% de desconto). O Harderkul não abre o ano todo, mas somente de abril até outubro. Vale sempre checar as datas antes de se programar. Como já estava meio tarde e não estávamos com calçados adequados, fomos de funiculaire. Chegando lá em cima a vista é realmente incrível, e você rapidinho esquece dos francos gastos. Vale MUITO a pena! 
O Lago Brienz e o Aare cortando Interlaken

A plataforma de observação e o Lago Thun ao fundo
Depois de babar um pouco, resolvemos sentar para fazer nosso picnic e dar uma olhada nas possíveis trilhas que é possível fazer a partir dali. Queríamos dar uma caminhada e apreciar a vista sem tanta gente em volta, mas como disse, não estávamos com calçados adequados. Então escolhemos uma trilha fácil, de 50 minutos, que faz um círculo na montanha. Foi muito gostoso fazer essa caminhada, porque ficamos absolutamente sozinhos no meio do mato, com aquela vista incrível, um super silêncio, uma paz. Foi bem gostoso e nada cansativo. Dentro da floresta o ar estava bem fresquinho, rolava uma brisa, e as montanhas estavam sempre ali olhando pra gente. 

Quando chegamos de volta ao mirante, resolvemos tomar um vinhozinho no restaurante, e depois de aproveitar mais um pouco aquela vista de tirar o fôlego, descemos e demos um rolê pela cidade antes de entrar no trem de volta pra casa. Um comentário válido: eu estava crente que os preços lá em cima seriam super altos, mas para minha surpresa, não era. As cervejas e vinhos estavam mais baratos do que a média dos restaurantes aqui em Berna, bem como o fondue. Ou seja, que tiver a fim de encarar um fondue no verão, vale bem a pena. 
Ao chegar da trilha, nós demos com essa vista <3
Uma curiosidade sobre Interlaken é que é o destino preferido dos asiáticos pela Suíça (alias, os asiáticos amam a Suíça em geral, mas Interlaken ganha). A cidade é tomada por eles, sempre tirando muitas fotos e comprando alucinadamente. Existem incontáveis joalherias e relojoarias espalhadas pela cidade, todas com staff também asiático, prontos para falar chinês, japonês e coreano. Inclusive estudei um mês com um chinês que faz exatamente isso: vende relógios em Interlaken, e ele disse que nem precisa saber alemão pra arrumar um emprego ótimo por lá e fazer muito dinheiro. Além dos asiáticos, quem também ama a região são os árabes. Ano passado vimos muitas famílias e mulheres de véu, e esse ano ainda mais. Na época não conhecíamos muito as coisas por aqui, e achamos q era geral pela Suíça. Mas agora posso dizer com propriedade que não é: eles gostam mesmo é de Interlaken, porque por enquanto não vi essa proporção de árabes em nenhum outro lugar. Muitas - muitas - burcas e mulheres completamente cobertas, de um jeito que eu pouco vejo em Berna, por exemplo. 

Uma outra coisa de Interlaken: é o principal destino na Suíça para esportes de aventuras. O céu é todo tomado de paraquedistas, paragliders e afins. Eu acho a coisa mais linda do mundo aquela lona colorida num céu azul com as montanhas ao fundo. Poderia passar o dia olhando para o céu e imaginando como é estar lá. Espero que num futuro aí eu pare de só imaginar, e crie coragem para saltar haha. Mas quem está a fim de um passeio diferente, fazer algo fora do comum, vale super a pena fazer um salto com essa vista, não?
Interlalen vale muito a pena. É uma cidade linda, e que te da acesso a lugares mais lindos ainda: de lá da pra ir pra Grindelwald, Wengen, Lauterbrunnen, etc.
A lua, Monch, Eiger, Jungfra e a vila de Interlaken

17 comentários:

  1. Já dei uma passada por Interlaken no ano passado. Ow lugar bonito! Adoro seguir teu stories e ver os lugares lindos por onde você tem passado. É realmente um privilégio morar aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas férias estão sendo muito gostosas... estou amando conhecer mais da Suíça, viajar, explorar, e no fim do dia voltar pra casa e dormir na minha cama :)

      Excluir
  2. Gabi!! Tô boba com tanta beleza! Você acha que no começo de setembro já vai estar super frio? Quero muito fazer algumas trilhas por aí. Essa que vocês fizeram tinha marcação no caminho ou tiveram que usar mapa? Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super frio não vai estar não, Carol... Pelo menos ano passado começou a esfriar pra valer lá pra outubro, então a temperatura acho que deve estar boa quando você vier. E o lugar que você vai, se não me engano, fica em Ticino, né? Por lá normalmente ainda é mais quentinho, claro que nas montanhas rola um friozinho extra haha.. mas é mais quentinho, eles tem até palmeiras. As trilhas aqui são super bem sinalizadas, sempre tem marcação no chão e as placas amarelas que indicam os caminhos - ao menos as mais fáceis e médias, que são as que eu já fiz. Acho que vocês vão se achar super bem. Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada pela informação, Gabi! Estou contando os dias!!! Beijos!

      Excluir
  3. Eita país maravilhoso, viu! Ainda não passei por lá pessoalmente, mas a Julia (colaboradora do 1001 Dicas de Viagem) também mora na Suíça e às vezes dá um pulo por aí... Fico só babando! Parece mesmo coisa de outro mundo né? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As paisagens aqui são maravilhosas mesmo!

      Excluir
  4. Caramba, Gabi! Que paraíso você encontrou por ai!

    Se as fotos estão lindas assim, fico imaginando pessoalmente...

    Curti demais o visual do mirante, poderia passar horas e horas olhando essa paisagem incrível. Ah, e como um bom turista, certamente eu iria fechar o passeio com chave de ouro provando fondue (mesmo no calor kkkkkk)
    Parabéns pela indicação, fiquei morrendo de vontade de conhecer este lugar lindo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale super a pena comer fondue lá... Primeiro porque fondue é sempre bom hahaha, seja verão ou inverno, e outra que se vai pagar o mesmo preço lá e na cidade, melhor comer com a vista, né?

      Excluir
  5. Nossa, um lugar mais lindo que o outro na Suíça. Essa coisa das montanhas com os lagos é uma combinação muito linda e uma paisagem já bem diferente do que encontramos na Irlanda! Amando esses posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to mais in love que de costume com esse país, com essas viagens todas, sabe!

      Excluir
  6. Menina, só os chineses e árabes ricos mesmo para darem conta de fazer compras por essa região! hahaha Amei as dicas e os lugares! O lago pareceu uma delicinha para tomar banho e ficar "calangando" (eu falo assim hehe". Ah, e ainda bem que vc voltou lá para admirar essa vista, hein? Linda demais! As fotos estão lindas tb. Beijooo =**

    ResponderExcluir
  7. Nossa Gabi, aí é cenário de filme mesmo, a vista é algo mesmo surpreendente, vou tentar visitar a Suíça em breve e interlaken é um dos lugares que quero conhecer, me lembra bastante a região dos lagos aqui na Inglaterra o Lake District!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi! Quando fui lendo os primeiros parágrafos e vi a segunda foto, minha cabeça foi se enchendo de interrogaçõezinhas com essa história de nadar em um lago da Suiça, haha! Como comentaram acima, o cenário é de filme e as fotos estão deslumbrantes. Se a gente vendo as fotos já fica impressionada, imagino tua sensação ao estar nesses lugares!

    Beijos, Vickawaii
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  9. U-A-U! Nunca tinha ouvido falar de Interlaken Flávia, achei demaaais essa praia cercada de montanhas nevadas, lindo lindo! Suiça sempre surpreendendo :D

    ResponderExcluir
  10. Pelo visto valeu a espera. Tudo acontece na hora certa.
    Na minha próxima viagem à Suíça, repetirei o seu roteiro.

    ResponderExcluir
  11. Que ligar lindo! Estou fascinada com esse lugar.. Parabéns pelas fotos, estão perfeitas!
    Você escreve muito bem. Parece que estou ate aí turistando! hahaha..
    Obrigada pela dica! =)

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top