Visto para o Canadá

Acabamos de voltar dos EUA. Fomos fazer uma visita express à família de Mati e também ver nosso baby amado. Estávamos com os alertas ligados, e em agosto achamos uma passagem da Air Canadá com um preço ok. Como eu já tinha lido em algum lugar que brasileiros com visto de turista (não residente) para os EUA não precisariam mais do visto burocrático canadense, mandei brasa e compramos. 

E é isso mesmo. Desde maio os brasileiros que tem visto válido de turismo para os EUA (B1/B2) não necessitam mais passar pelo processo de visto para o Canadá, que, alias, é bem chatinho. Hoje em dia para essas pessoas só é necessária uma autorização eletrônica, algo como o ESTA dos europeus pra os EUA. Faltando um mês para a viagem resolvi dar andamento no assunto, porque sabia que o processo do eTA (electronic travel authorization) depende de aprovação, e caso o seu eTA seja reprovado você deve comparecer a um consulado e eu não queria passar por perrengues de última hora - tipo esse, contado pela Dri do DriEverywhere

Entrei no site oficial do governo canadense e é tudo bem fácil. Há inclusive uma página explicando em português do Brasil como preencher o formulário, que é em inglês. Você precisa preencher seus dados pessoais, dados do visto americano e dados do passaporte válido. Depois, responder umas perguntinhas de praxe, tipo se você já cometeu crime em algum país, se já teve visto negado por algum país, etc. Nessa hora fiquei meio agoniadinha porque perguntava lá qual a minha ocupação, e tive que colocar desempregada né rs. Mas ok, segui preenchendo tudo corretamente. Alias, acho que isso é muito importante: por mais que dê vontade de dar uma floreada e deixar as coisas mais bonitas, segure a sua onda e fale sempre a verdade nua e crua. No fim, havia um campo para observações, e eu coloquei lá que estaríamos no Canadá somente para conexão. 

Ao final do preenchimento, você é direcionado para uma página onde deverá efetuar o pagamento de 7 dólares canadense. O pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito. Como eu paguei no crédito, não sei como funciona no débito, mas estava escrito lá visa eletron. Com a confirmação do pagamento, apareceu uma mensagem na tela me pedindo para salvar o recibo, e depois explicando que a minha solicitação seria avaliada em até 72 horas, e então eu receberia um email ou com a aprovação, ou explicando o que fazer em caso de negação. Importante notar que se for negado, não é que você está proibido de entrar no país, mas terá que tirar o visto normal, burocrático, num Consulado ou Embaixada. A real é que menos de 5 minutos depois recebi a aprovação no meu email, super rápido. 

Na hora do embarque em Zurich o comissário da Air Canadá pediu para ver meus documentos, meu visto americano, checou coisas no computador dele e me liberou. Chegando lá, mesma coisa. É muito prático, porque não precisa apresentar papel nenhum, nada, é tudo eletrônico no sistema. Claro que eu tinha na mão o celular com o email enviado pelo sistema de imigração canadense, no qual constava a aprovação do meu eTA e o número dela. Mas não precisei mostrar em momento algum.

Achei super fácil e simples, e me deu um ânimo extra para incluir o Canadá na minha lista de países a visitar. Não que antes eu não tinha vontade, mas me sobrava preguiça, porque o processo de visto lá era chato, caro, e eu conheço pessoas que tiveram o visto negado. Mas agora já fiquei bem animadinha :) Enfim, para quem estiver pensando no assunto, ou vir uma passagem barata pela AirCanadá, fica aí a dica!

10 comentários:

  1. Ahhh o Canadá, sou doida pra conhecer, ver aquelas montanhas e paisagens lindas tudo! Não rolou de ir pra lá esse ano, mas espero que num futuro proximo eu consiga ir. Mas realmente, pensar nessa parte burocratica de tirar visto e tals, dá um desanimo, muito mais fácil se tiver algo assim rapidinho..
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, no fim, não tem muita escapatória, porque o visto americano também é burocrático e caro, rs.. mas no fim, sai como um 2 em 1 hahaha.. Ou pra quem já tem, melhor ainda!

      Excluir
  2. Que maravilha é poder visitar um país com burocracia simplificada ou sem nenhum tipo de burocracia. Acredito que o Canadá só vai atrair mais gente depois desse processo simples. Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, porque muita gente já tem o visto pros EUA, ou quer fazer. Então acaba sendo uma mão na roda :) Beijos!

      Excluir
  3. Achei bacana que finalmente o Canada simplificou a vida para quem quer visitar e gastar dinheiro no pais. Bem por mera coincidencia eu fiz um post la no blog sobre Montreal e Old Quebec. Eu nunca fui a Vancouver e morro de vontade conhecer, aqui vai meus dois centavos no assunto: toronto, Montrel e Old Quebec são cidades fofinhas, mas acho legal pra visitar quem mora nos EUA ou quem ta por aqui, pra alguem sair do Brasil ou de algum lugar longe pra conhecer eu acho que pode ser meio decepcionante, as cidades são simples, a parte do turismo deixa a desejar, os hoteis são caros comparados com outros lugares pelo mundo (por exemplo eu paguei quase 200 dolares canadenses por um hotel muito merda, longe da parte turistica e com pessimo atendimento e foi nessa faixa de preco em todos os lugares), em Quebec a internet nao e confiavel, pode ter dia que voce vai ficar sem acessar e ai voce vai reclamar no hotel e vao te mandar esperar. Os hoteis melhores eram mais de 500 dolares canadenses por noite, eu nao achei muito Airbnb, mas pode ter sido por que fui no verao e tava cheio mesmo. Toronto é minha cidade do coração mas em termos de atração ou coisas pra ver, não tem tantas coisas assim...claro que viagem é algo bem pessoal, voce pode ir e adorar e ja que voce ta sempre pelos 'States" não é tão fora da sua rota incluir o pais.

    Eu gastei em uma semana fazendo road trip pelo Québec o mesmo que gastei em uma semana em um resort de luxo no Mexico, se soubesse que seria daquele jeito, teria ficado mais tempo no Mexico, ou teria ido pra Europa, ou teria guardado o dinheiro pra bancar uma viagem pra Nova Zelandia, etc....rsrs. se voce quiser perguntar alguma coisa so mandar mensagem.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "simplificou", né.. no fim, você ainda precisa ter o visto americano, que é uó de burocrático rs... Mas melhor isso do que ter que tirar visto pros dois países, não?!
      Acabei de passar la no blog :)

      Excluir
  4. Ahhhh que notícia legal!

    Esse ano fui atrás do visto americano porque queria ter ido ao Brasil fazendo uma escala nos EUA - que não deu certo. E já sabemos pelos nossos planos que não vai rolar EUA ano que vem também, mas pelo menos já tenho o visto! E tenho vários amigos no Canadá, então sei que um dia (que confiante, tá mais pra sonho mesmo, rs) vamos visitá-los e ter o visto vai facilitar demais. Finalmente um pouco menos de burocracia na vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que visto americano vale muito a pena ter. As empresas aéreas de lá fazem muita promoção, e aí você tem a tranquilidade de poder aproveitar. Todas as vezes que fui de férias pros EUA, morando no Brasil, foi com promoção. E também andou rolando muita promo pra ir/vir do Brasil parando por lá - ano passado fui pra um casamento com uma passagem de 500 dolares, vale muito, né? Então é sempre bom ter o visto em dia. E agora ainda tem isso, dá pra usar pro Canadá. Virou 2 em 1 haha.

      Excluir
  5. cara, eu nem sabia que tinha essa burocracia de visto pro canadá. o pais tá lá em cima no meu top 3 pras próximas férias. (oremos pra passagens baratas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho na Air Canadá, tenho visto vários anúncios de promo, etc. Tenho certeza que até ano que vem aparece algo legal pra vocês :)

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top