Saas Fee

Logo quando chegamos aqui e começamos a falar de esquiar, alguém já mandou a gente decorar esse nome: Saas Fee. É uma vila alpina no Valais, cantão ao sul da Suíça, que fica a 1300m de altitude, e onde se concentram algumas geleiras, acessíveis através de gôndolas e lifts. Por isso é possível esquiar lá o ano inteiro. Além disso tem um bastente pistas de nível fácil e intermediário, ou seja, muito conveniente pra quem está aprendendo, no caso eu e Mati.

Em abril fomos para o nosso último esqui do inverno - e pra vocês verem, mesmo sendo abril, alta primavera, por lá a neve ainda estava pegando forte, tanto que demos azar e o dia estava com alerta de avalanche, então só conseguimos esquiar na pista de treino na vila. 
Na pistinha de treino, que aliás, é excelente
Agora com minha irmã aqui, resolvemos que abriríamos a ski season por lá. Facilitou a decisão o fato de eles estarem com uma promoção (até 17/12) no season ticket. Quem tiver interesse, entra aqui que é possível comprar um passe que vale desde já até o fim de abril por 233 francos. Nós compramos. E embora a vila seja famosa pelo esqui, eu acho que quem não quer esquiar, mas quer ver uma autêntica vila alpina, pode considerar o passeio. Porque a vila é uma graça de linda, e a paisagem, meu povo... é de babar. Saas Fee é rodeada por vários picos imensos, alguns de mais de 4 mil metros de altura, por geleiras azuis e brilhantes, árvores pontudas. Sério. Apenas vejam:


Mati deslizando pela rua pra gente ir almoçar mas rápido, rs
Uma outra coisa muuuito gracinha são as casas de pedra, características do Valais. No caminho entre Visp e Saas Fee é possível ver que muitas casinhas pela estrada são todas feitas de madeira, cujo telhado e base são de pedra, para evitar a ação de roedores. E lá em Saas Fee tem várias. É muito charmoso:

A circulação de carros que não sejam elétricos é proibida por lá, e as ruas sempre livre dão um charme extra. É tudo bem perto, então a "falta" de carro não dificulta, mas tem uns taxis elétricos e um ônibus que faz o trajeto entre a rodoviária e o meinho da vila, no Alpin Express, para quem estiver com as pernas cansadas haha. Como Saas Fee é bem turística, inclusive eles se autodenominam a República das Férias, rs, tem bastante estrutura: restaurantes, bares, bancos, hotéis, Airbnbs, mercadinho, lojas. Inclusive, os bares ficam beeeem agitados quando as pistas começam a fechar no fim do dia. Nos meses mais quentes de verão sei que muita gente vai fazer trilha, aproveitar a paisagem e o ar mais fresco que a alta altitude garante. 

Nessa ida que passamos mais tempo por lá e andamos mais pela vila, voltei apaixonada por Saas Fee, e feliz que compramos o passe, assim sei que vamos voltar muitas vezes nos próximos meses. 

* * *
Informações importantes:
- para ir de transporte público é bem fácil. Você pega um trem de one estiver para Visp, e partir de Visp o ônibus 511 te leva até entrada da cidade. A viagem aqui de Berna dura um pouco menos de duas horas e meia, e o custo é de Fr. 70 o trecho para quem não tem desconto nenhum. As viagens para o Valais são sempre caras porque você cruza o Lotschberg, um dos grandes túneis da Suíça;

-  o passe diário de esqui por lá ta saindo 73 francos, e por isso, se a ideia for esquiar mais que 4 vezes pela Suíça nesse inverno, já vale comprar o wintercard que eu mencionei ali em cima. Como nós já iríamos 2 dias nesse fim de semana, compramos. É um preço bem bom para a Suíça, onde esquiar é caro mesmo;

- a cidade fica cheia nos finais de semana, então fazer reservas de hotel com antecedência é fundamental. É também bom reservar mesa nos restaurantes, que ficam todos meio cheio no mesmo horário, já que o povo por lá dorme cedo para acordar cedo no dia seguinte e curtir a montanha. 

4 comentários:

  1. Fantástico esse lugar! Acho lindo quem sabe esquiar. E chic!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chic é quem não leva os capotes que eu levo, Ana hahaha.. Mas chego lá!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Saas Fee é de babar. Não vejo a hora de voltar!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top