De volta pra escola

Em julho do ano passado, quando descobri que o tal do visto L que eu tinha (e com o qual é muito difícil trabalhar) seria renovado para mais 12 meses, minha reação inicial foi chorar e xingar. Muito. Porque eu sou assim... Quando a bomba cai, eu preciso primeiro desopilar, pra depois botar a mão na massa. E passado o primeiro choque, eu pensei... ok, o que eu vou fazer com todo esse tempo que eu tenho? Porque uma das coisas que estava me agoniando era o fato de ter um gap grande no currículo, e como isso afetaria a minha futura recolocação no mercado. 

Uns tempos atrás eu fui conversar com a Rh do trabalho do Mati, e pedir a ela dicas de como deixar meu cv um pouco mais "suíço". Uma das coisas que me incomodou muito foi a reação dela aos nomes do meu cv. Minha faculdade, as empresas em que trabalhei, esses nomes significavam NADA pra ela, e nem despertaram curiosidade. E no fim do dia, ela é uma profissional de rh, é uma suíça com experiência internacional, e eu me liguei que a reação dela reflete a reação que meu cv teria no mercado por aí. Resolvi que além das aulas de alemão, precisava usar meu tempo para algo a mais. Precisava de um nome suíço no meu currículo, uma universidade. 

Comecei a pesquisar vários cursos - a maioria dissociados do direito, pois acho que já comentei aqui que tenho interesse em abrir os horizontes - e encontrei algumas coisas. O grande empecilho era (e segue sendo) o financeiro. A educação superior aqui na Suíça pode ser bem cara. Se você vai fazer um mestrado acadêmico, é beeem mais em conta. Mas eu estava procurando educação executiva, e aí o céu é o limite. Acabei encontrando um programa interessante na Universidade de St. Gallen, a mais bem conceituada business school da suíça, e uma das grandes da Europa. E o que eu estou estudando?

Estou fazendo um CAS (Certificate of Advanced Studies) em General Management, que é mais ou menos como uma pós graduação. As aulas do CAS normalmente são módulos de um MBA. Em algumas escolas você pode ir fazendo os diferentes CAS e no futuro transformar num DAS (Diploma of Advanced Studies), ou ainda num MBA. No caso de St. Gallen, o MBA tem requerimentos mais específicos, então eu não poderei transformar esse meu CAS num MBA, mas posso sim no futuro fazer mais módulos e transforma-lo num DAS, que é a minha idéia. Meu curso abrange tópicos gerais de administração, como finanças, marketing, rh, planejamento estratégico, etc. É bem o que eu queria, para ir dando uma aprofundada nos meus conhecimentos fora do jurídico. 

Um outro ponto interessantíssimo, é que o grupo em que estou é voltado para mulheres que querem se reinserir no mercado de trabalho. Então além das aulas, eles oferecem coaching, e tem parcerias com empresas para garantir um networking, tão importante aqui na Suíça (há um dado de que 75% das vagas não são postadas, e preenchidas na base do networking. Ou seja... é fundamental conhecer gente). Pra facilitar, a maioria das aulas não é no campus da universidade, mas sim dentro de empresas, que contribuem com palestras, painéis e petit comites.

As aulas começaram essa semana, e eu passei dois dias em Basel, tendo aulas no campus da Novartis. Foi um belíssimo começo, conhecendo mulheres super interessantes, e principalmente, cheio de conhecimento. O módulo inicial foi sobre administração estratégica, e o professor era muito bom. Meu cérebro parecia um balão enchendo rs... fiquei muito feliz de sentir a cabeça trabalhando e também de ver algo maior tomando forma dentro de mim. Acho que estou encontrando meu caminho.

6 comentários:

  1. Essa sensação de encontrar o próprio caminho é maravilhosa! Estou na mesma vibe e desejo muita sorte nessa sua empreitada. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal que você também está nessa!!! Beijão

      Excluir
  2. Nossa, que notícia maravilhosa! Fiquei muito feliz por você, Gabi! Poder voltar a estudar, sentir que estamos evoluindo, aprendendo, e de quebra, fazendo aquele networking esperto que só vai ajudar lá na frente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, desejo a voce muito sucesso nesse caminho e que muitas portas se abram pra voce arrasar por ai!
    bjs

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top