Sleding em Bussalp

Grindelwald bem linda
Sábado eu e umas amigas pegamos o trem em Berna e seguimos rumo às montanhas. Trocamos de trem em Interlaken, e no fim, chegamos ao nosso destino, Grindelwald. É uma das charmosas vilas alpinas suíças, e das mais famosas: Grindelwald fica na região de Jungfrau, e quem sobe no Topo da Europa acaba passando por lá. É também a base de várias estações de esqui, como Wengen e First. Então, nessa época do ano, por lá é só badalo. Mas a gente não foi esquiar, e dessa vez o plano era descer a maior pista de sled da Europa. E como eu nem sabia o que era sled até me mudar de mala e cuia pra esse país, esclareço que nada mais é que descer a montanha num trenózinho rs. 

Chegamos em Grindelwald e algumas das meninas não estavam com roupas apropriadas pra rolar se divertir na neve. Então fomos numa loja logo em frente a estação alugar, e depois pegamos o ônibus em direção a Bussalp. Foi nessa hora, inclusive, que começou a nevar BEM. Com o ônibus você sobe a montanha até o ponto final, onde é possível alugar os sleds. Para os mais animados, de lá é possível fazer uma caminhada de 2h até o topo da montanha, e aí siiim você desce a pista mais longa completa. Mas a gente já estava tomando um vinhozinho, rs, e ficamos na preguiça. Decidimos descer ali de Bussalp mesmo. Mas antes, porque não fazer snowtubing? Lá é possível pegar boias de graça e subir a pé um pouquinho, e depois escorregar, tipo tobogã de parque aquático, só que na neve haha.. Foi muito divertido. 
Subindo
Fazendo tipo rs
E descendo
Depois pegamos nosso trenó e aí sim começou a brincadeira. A partir de Bussalp o trajeto é de 8 km montanha abaixo, mas confesso que eu nem vi passar, de tão divertido e rápido que foi hahaha. Basicamente você controla o troço com o pé, brecando e forçando as curvas. Agora imagine que você faz isso numa estrada por onde sobem os ônibus, aqueles mesmo em que você subiu rs... Aí de repente você ta a milhão na garupa do trenó e escuta uma sirene e tcharam: é o ônibus. Quem tem controle para. Eu no caso me joguei no meio do mato. Outra coisa legal é que no meio do caminho tem vários huts com música, vinhozinho, agitação. Da pra ir parando de cabana em cabana e se divertindo. A gente se acabou! Agora o melhor mesmo é a paisagem. Você está lá, cara a cara com uma natureza maravilhosa. A gente deu muita sorte, estava nevando muito, e embora a visibilidade não estivesse das melhores, estava tudo lindo de doer.  

Tem que tomar um negocinho pra esquentar e dar coragem rs
Mas aí a gente desce...
E essas paisagens? Uma cachoeira congelada...


E a chegada
Você acaba voltando todo o trajeto até Grindelwald de trenó. E foi assim que umas duas horas depois a gente chegou no ponto de onde partimos haha. Fomos então procurar um lugar pra comer um fondue e encerrar o dia maravilhoso. Foi tudo tão legal, tão divertido, que eu fiquei na loucura de repetir, e acho que irei com Mati esse próximo fim de semana. Importante aproveitar antes que a temporada acabe, né?
Aproveitar essa paisagem enquanto dá <3
Informações importantes:
- o valor do trem até Grindelwald vai depender do seu ponto de partida. Aqui de Berna saí 40 francos por trecho, e demora uma hora e meia. Quem tem halbtax, como eu, paga meia. Quem tem o SwissPass, ta incluso. Uma vez fomos para lá com amigos, acabamos indo de carro, pois valia mais a pena. Tem bastante estacionamento na cidade; 
- o ônibus pra Bussalp custa 24 francos e é privado, e por isso não entra no SwissPass. Mas quem tem SwissPass ou halbtax paga meia, 12 francos. O legal é que uma vez que você paga, você pode subir quantas vezes quiser, e desejando, passar o dia inteiro descendo morro abaixo de trenó; 
- tem que ir vestido como se fosse esquiar, com roupa impermeável e quentinha. Recomendo também capacete e máscara. O capacete por razões óbvias (você está descendo uma montanha sobre duas lâminas rs), mas a máscara porque voa neve na sua cara. Óculos de sol já ajuda. Sapato tem que ser impermeável. Eu, bem desavisada, ia de Ugg Boots. Ainda bem que Mati me alertou que seria o último passeio delas, e que elas iam morrer depois hahaha.. Você usa o sapato pra brecar, então chafurda o pé na neve. Sapato impermeável, period. 
- o aluguel do trenó para o dia inteiro custa 14 francos, você aluga lá em cima da montanha, e tem vários pontos onde você pode deixa-los quando acabar de usar. Vai ter uma placa com um trenó pendurado rs. 
- é possível fazer com crianças - alias, tem vááárias crianças com um trenózinho diferente, de plástico. E também adultos com crianças na garupa. Há rotas mais leves, para família. 

Quem anima?

2 comentários:

  1. Seria esse meu sonho?
    Já te falei que fiquei doida pra fazer isso também, agora lendo o post com mais detalhes, não tenho mais dúvidas, eu vou ter que arranjar um jeito de ir pra Suíça na temporada pra descer a montanha assim hahha <3

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top