Um fim de semana em Annecy

Fim de semana passado eu fui com uma amiga para Annecy, uma charmosa cidade francesa bem perto da fronteira com a Suíça na área de Genebra. A idéia veio de um post que li anos atrás no Diário de Polly, como um passeio legal pra se fazer a partir de Genebra. Há algumas semanas compramos as passagens de FlixBus (eu jurei que não poria meus pés mais nessa tranqueira, mas pus rs) e pagamos mais ou menos 17 euros ida e volta. A viagem dura 40 minutos. Reservamos um AirBnb no centro histórico, e voilà. 
Oi Annecy :)
Chegando na cidade num sábado por volta do meio dia, nos deparamos com um festival, uma Annecy bem cheia e movimentada. Não sabíamos direito o que era, mas ficamos nos encantando pelas ruas estreiras com canais floridos, bares, bicicletas, tudo numa pegada medieval, até a hora do nosso check in. Quando fomos conversar com o nosso host, ele explicou que ia ter desalp, e que a parada passava bem em frente ao apartamento. O desalp é uma festividade de outono, quando as vacas e demais animais descem dos Alpes para enfrentar o inverno no quentinho dos estábulos. Da nossa vista mais do que privilegiada na varanda, assistimos o desfile das vacas, ovelhas, gansos, cachorros, fazendeiros, padres, músicos. Tudo muuito fofinho e alpino demais <3




Vacas enfeitadas, alpenhorn, e a nossa vista privilegiada imune a mijada de animais rs
Quando acabou o desalp, saímos para explorar a cidade. Demos muita sorte com o tempo, e estava além de super ensolarado, com uma temperatura incrível para essa época do ano. Passamos o dia andando por todas as ruazinhas, sentando na beira de canais, tomando um sol, comendo bem, entrando em lojinhas e enlouquecendo com a beleza colorida de Annecy. A cidade é maravilhosa demais! Fica no meio dos Alpes do Ródano, tem um lago babado, tem seus primeiros registros datados do século X, pontes e canais, flores, é um presente pros olhos.


Surra de canal porque eles são maravilhosos demais

E aos domingos rola mercado sobre as pontes. É incrível!
O canal até o lago <3
No domingo não tínhamos muito plano, e embora seja impossível enjoar de passear pela cidade, resolvemos tentar algo diferente. Andamos até o Castelo d'Annecy, uma construção do século XVI que fica no topo de uma pequena colina e hoje abriga um museu, porém estava fechado pra almoço rs. Fica essa dica: quem for visitar, evite as 12-14h, porque ele fecha. E foi aí que paramos numa loja de aluguel de bike e perguntamos se rolava dar a volta no lago. O cara nem prestou atenção na minha cara de mocoronga, no meu outfit não apropriado, na bike nada a ver que ele estava prestes a alugar pra gente, nada.. só disse, sim, é sim. E pronto.. la saímos nós felizinhas andando pelo lago. Depois de uma hora e meia e uma descida absurda, resolvi olhar no mapa e tomei um susto: tínhamos pedalado 16km, e ainda faltava 24 pra terminar a volta ao lago. Eu meio que paniquei. Mas depois daquela descida imensa, fazer meia volta não era uma opção. E foi assim que pedalei 40km de calça jeans e sapatilha rs. Mas olha, devo dizer que apesar da dor nas pernas, I regret nothing. A vista foi linda por 40km, e não teve um minutinho que não babei na paisagem. 
Sem saber ainda o tranco que nos aguardava rs...
Depois de uma subida poderosa, olha essa vista!
A cara de morta feat. destruída, porém feliz
E como não estar, né?
Chegamos de volta na cidade com tempo de pegar nossas coisas no apartamento, tomar um café, sentar na beira dos canais pela última vez, e nos despedir de Annecy com vontade de voltar. Não tenham dúvidas de que eu voltarei :) 

12 comentários:

  1. Eu já tinha visto posts e fotos sobre essa cidade e ela é uma graça! Toda essa região aí é muito fofa, tenho muita vontade de conhecer toda essa costa da França com a Suíça e Alemanha, é tudo muito lindo! Menina, tô chocada que vocês pedalaram tudo isso, é muita coisaaaaa, rs. Mas com uma vista bonita dessa, vale muito a pena. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena! Não sei qual é a distância entre Annecy, Colmar, Strassbourg, mas vale muuuito a pena pegar uma semana e explorar esse lado. E meu... 40 km é coisa demais. Se eu soubesse, não tinha começado de jeito nenhum, mas ainda bem que não sabia rs.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não é bonito demais?! Hahaha.. não me contive e tive que overpost mesmo

      Excluir
  3. amei o festival dos animais descendo os alpes para passar o inverno nos estábulos. seria mais legal se eles não fossem virar comida, mas ok, melhor do que os que vivem confinados. caramba, pedalar 40km, não consigo nem imaginar! parabéns! e não tenho dúvidas que o visual compensou tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe aquela história de não sabendo que era impossível foi lá e fez? jahahaha quase isso. Se eu soubesse onde tava me metendo jamaissss encararia, mas não sabia.

      Excluir
  4. Mas gente... 40km é muito!! Ainda mais de sapatilha e calça jeans. Não ficou com o pé machucado também? Mas imagino que a paisagem valeu a pena todo o cansaço né? :D
    Achei a cidade um amorzinho. Não conhecia ainda.

    Um beijo.
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é uma graça, vale muito a visita. O pé não machucou, mas as pernas ficaram mortinhas na segunda-feira hahaha...Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Annecy é lindeza demais, um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer na França <3
    Quando fui lendo o lance do festival já pensei ''que coisa mais alpina'' haha e que legal que vcs tiveram essa vista privilegiada. E menina, 40km de calça jeans e sapatinha, que morte horrivel, mas por essas paisagens absurdas de lindas dá nem pra se arrepender hahaha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo! Amo estas cidades cheia de vida. Gabi, vc tem dicas para Genebra? Vou estar por lá no fim de Março e este seu post me estimulou a te perguntar suas possíveis sugestões para a região :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu estive em Genebra poucas vezes. A cidade tem um centro antigo bem gracinha, e claro, a beira do lago é linda. Não conheço os museus da cidade, mas sei que é possível fazer visita na ONU, se for do seu interesse. Como day trips, recomendo muito Annecy (é 40 minutos de ônibus), Lausanne (minha cidade favorita da parte francesa da Suíça, e também 40 minutos de trem). Nessa época acho que já está rolando o festival de tulipas em Morges. Eu fui e achei um DESBUNDE de maravilhoso. Dê uma olhada, e vá se estiver acontecendo, porque vale a pena. Morges fica na beira do lago de Genebra, acho que no máximo meia hora da cidade.

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas, Gabi! O festival vai começar na semana seguinte a minha partida :( Mas vou ver se visito uma das cidades que vc comentou. Muito obrigada! Bjs

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top