The Office, Suíça

É meio inacreditável, mas já faz três meses que estou trabalhando. Depois de um começo meio sofrido, eu finalmente peguei ritmo, comecei a entender melhor a estrutura da empresa, a me sentir confortável e segura no que tenho que fazer. As coisas andam indo super bem, e eu já obtive um excelente retorno pela minha "coragem" de fazer, nessas alturas da vida, um estágio (ou returnship, como diz minha chefe). Mas é óbvio que as coisas são bem diferentes aqui do que no Brasil, e eu achei legal dar uma comparada com as nas principais diferenças que vejo na vida corporativa da Suíça. Voilà. 

Horários
Se por um lado aqui as coisas me parecem bem mais flexíveis (muitas pessoas trabalham part time, tipo 60%, 80%, etc), por outro tem algumas coisas bem determinadas: horário de chegada e de saída. O pessoal aqui chega em geral até que cedo, mas saí também cedo: entre 17 e 18h o escritório esvazia. E não tem desculpa, ninguém fica sem jeito, nada, deu 17h, o povo fecha o computador, levanta e vai embora. Não posso falar pelo Brasil inteiro, mas na minha vida inteira em SP, quem ia embora antes das 18:30, "estava desmotivado" e era mal visto. Mesmo no meu antigo emprego em que eu podia trabalhar de casa, eu estava à disposição até bem mais tarde do que isso. Aqui não tem essa, e o balanço entre vida pessoal e profissional é mais respeitado. 

Produtividade
Se por um lado o povo sai mais cedo, devo dizer que rola bem menos cafezinho e horário de almoço. A galera aqui é bem pá pum, e não fica "disperdiçando" tempo fora de casa. No Brasil a gente sempre faz 1h de almoço (direito legal, incluive), e toma vários cafézinhos ao longo do dia. Aqui percebo que a galera toma um café de manhã, outro depois do almoço e rapidinho (meu horário aqui é de 30 minutos), e nada também de ficar enrolando muito pela internet da vida. Enquanto estão sentados em frente ao computador, estão rendendo. Resumindo: passam menos tempo no trabalho porque são mais efetivos. E isso não é um elogio ou uma crítica, apenas uma constatação. 

Dress Code
Um tanto mais relaxado, rs. Não que as pessoas não se vistam profissionalmente, mas vejo muito mais jeans, sandália rasteira (no verão) e tênis do que é aceitável num escritório no Brasil. Também fiquei meio abismada com o tanto de mini saia rs... A real é que dress code não me parece um tema, sabe? Acho que se você trabalhar com público, talvez seja. Mas mesmo estando numa empresa de serviços financeiros, percebi que não tem orientação, não tem regra.

Cantina
O direito ao Vale Refeição como conhecemos não existe na Suíça. A maioria dass empresas grandes, no entanto, tem cantinas onde a refeição é subsidiada, saindo mais barato do que ir a um restaurante. Isso acaba contribuindo, claro, para que o horário do almoço seja mais curto do que conhecemos no Brasil. Eu no começo ficava meio broxada de não sair, tomar um ar, ver gente diferente. Agora que acostumei - e que o inverno chegou rs - já não ligo mais de almoçar na cantina todo dia. Além do que, pra quem é mais despachado, é uma ótima oportunidade de fazer networking. 

Sitting 
Por fim, uma particularidade que acho que não é suíça, mas da minha empresa. Eles tem espaço dinâmico, ou seja, são estações equipadas com monitores, dockstation, telefones, você chega todo dia com seu laptop e senta onde quiser, é só conectar o computador no dockstation e digitar seu código no telefone. Pois bem. Sabe o que as pessoas fazem? Isso mesmo, sentam todo dia no mesmo lugar hahaha.. 

Pessoal que trabalha em outros países, alguma diferença?

12 comentários:

  1. Adorei saber essas diferenças, Gabi!
    Eu curto essa coisa de ter um ambiente mais relaxado e achei bem legal essa ideia do sitting, apesar de que se eu gostasse mto de um cantinho acho tb que iria sentar no mesmo lugar hahahah mas muito legal ter essa opção de que vc pode ter ''novos ares'' pra trabalhar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa onde minha irma trabalha no Brasil é assim, e eu lembro de comentar que achava zoado hahaha.. hoje em dia até nem acho mais, porque você acaba evitando acumular papelada, o espaço ta sempre limpo e organizado. Só tem esse detalhe aí, que todo mundo senta no mesmo lugar hahaah

      Excluir
  2. Ha! Adorei esse post!

    Cara, eu acho que no Reino Unido/Irlanda as coisas sao bem parecidas tb. Trabalhei na Irlanda por quase 3 anos e era bem assim mesmo.. 9-17, 1h de almoco, n tinha pausa pra cafe mas sempre tinha alguem fazendo e a gente tomava na mesa mesmo, trabalhando. Deu 17h, todo mundo saia e nada demais.. nao terminou, faz amanha.

    Estou trabalhando no Reino Unido vai fazer um ano e e' a mesmissima coisa! Em relacao a dress code tb, bem relaxed..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o pessoal aqui valoriza mais a vida pessoal, e por isso, quer ser mais produtivo e ficar menos tempo no escritório. Inclusive li em algum lugar que se você começa a ficar tempo demais no trabalho, ficando até mais tarde, pode ser interpretado como desorganizado com tempo, ou pior, workaholic tóxico para o ambiente rs. Em SP isso daí é uma insanidade! Teve uma época em que eu saia normalmente depois das 20h todo dia.

      Excluir
  3. Ha ha ha o costume e um bicho que morde todos os humanos tambem...h aha ha. Aparentemente aqui em NY e bem parecido, com excecao pra muitas empresas, mesmo estando na hora de ir embora, enquanto o chefe nao sai muita gente nao vai embora. Uma coisa que achei diferente foi o sick day, se eu to doente um dia eu ligo avisando que nao vou, no Brasil precisa de atestado. Outra coisa sao ferias nao pagas, aff isso ate hoje e um choque na minha vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que NYC tem uma pegada mais nervosa, como SP. Agora no quesito direito trabalhista, acho que já falei disso por aqui, mas é um dos grandes motivos de eu não querer me mudar pros EUA. Férias não remuneradas, esse trabalho por hora sem direitos (porque no fim, é meio isso. se você ganha por hora, não precisa mostrar atestado porque também não ganha).. enfim, é meu calcanhar de aquiles essa falta de direito aí.

      Excluir
  4. Bom, e m BSB eu trabalhava até às 18h e tinha que ir embora, especialmente depois que o ponto passou a ser na catraca aí ficava aquela fila na frente da catraca pra ir embora e o almoço era no mínimo uma hora e tinha que sair para registrar na catraca. Não tenho a mínima saudade daquelas catracas malditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha menina.. a tal implantação do relógio de ponto perto da porta, que PARTO que foi na minha vida de jurídico interno essa coisa hahahaha... se você não sente saudades, te digo que eu sinto ainda menos

      Excluir
  5. A maior diferença que vejo entre Irlanda e Brasil, na minha área, é o dress code. Apesar de muitas escolas no Brasil terem um dress code mais relaxado, aqui é bem mais tranquilo em relação à piercing, tatuagem, cabelo colorido, até mesmo roupas. No verão vários professores vão trabalhar de shorts e sandália, enquanto vejo muitas professoras com roupas que seriam consideradas curtas no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que procurando dress code na intranet o único que achei foi justamente pro UK rs. Mas sem dúvidas, é bem mais relaxado. Eu já li que nos bancos suíços a pegada é outra, e no meu escritório tem de tudo, mas tem MUITA roupa que jamais entraria num escritorio em SP, e provavelmente também não entraria na Cultura hahaha

      Excluir
  6. gabi, essa coisa de sentar no mesmo lugar tá no dna desse povo só pode.
    na sala de aula os teutöes da minha escola técnica sentam na mesma carteira o ano inteiro (e só mudou o lugar, porque mudou de sala). o esquema é super "justo": no primeiro dia de aula quem chega primeiro escolhe onde senta e azar do resto. eu sou a única pessoa que muda o lugar (e de vez em quando pega uns paus... rs).

    as coisas que tu descreveu me parecem ser do mesmo jeito por aqui. o que também é comum é pular a hora do almoço e comer na frente do pc. já pratiquei inclusive. quanto aos horários, na alemanha muitas empresas tem o tal do Kernarbeitszeit, que é uma janela de algumas horas (normalmente de 9h as 15h) quando você tem que tá na empresa. e o resto do seu horário é flexível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, essa de comer na frente do computador, pratiquei em outras vidas, mas não consigo. Eu preciso dessa divisão no dia que é o almoço, sair da mesa, encerrar esse primeiro expediente hahaha.. Eu já ouvi falar desse horário fixo, e aqui tem sim.
      Agora achei boa a imagem do arranca rabo na sala de marmanjo por causa de lugar hahahahaha....

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top