Outubro

Outubro foi um mês de finais de semana muito legais, apesar do tempo começando a esfriar, dos dias a diminuir, do trabalho a me matar de segunda à sexta haha. A gente tem que focar no lado bom, né? E teve muito lado bom! Voilà. 

Wasen, Stuttgart
No primeiro fim de semana do mês caiu no nosso colo um convite meio de última hora para ir na Wasen, uma festa igual ao Oktoberfest (cujo nome oficial é Wisen!), só que em Stuttgart. Estava tudo organizado, mesa reservada, a gente só tinha que pagar, vestir o traje típico e ir. Why not?! Claro que fomos. Stuttgart fica há  três horas de carro daqui, mas pegamos um pouco de trânsito, então chegamos lá bem tarde na sexta-feira e não fizemos nada. No sábado demos uma voltinha pela cidade, mas estava bem chuvoso, um dia não muito propício pra bater perna. Mesmo assim, aproveitamos pra passar nas áreas principais da cidade e ir na Biblioteca Municipal, que tem um design lindo, e que pra mim foi o ponto alto do turismo lá. Da vontade de passar o dia lá lendo e descobrindo as mil sessões dos mais varios temas, o acervo deles é incrível, cada quadro pendurado é maravilhoso, e o tempo lá dentro nem passa, maravilhosa! Tirando ela, não morri de amores pelo que vi de Stuttgart, e acho pouco provável que a gente volte lá pra fazer turismo. Alguém aí já foi e tem outra opinião?
Olha esse lugar <3
Depois da cultura, foi a enfiação de pé na jaca. Essas festas estilo Oktoberfest é uma mistura de muita cerveja com parque de diversões, basicamente haha. Fora das tendas você tem parques, e dentro é música, cerveja e salsicha, em resumo. Se eu acho imperdível? Na minha idade, não hahaha Acho que uns dez anos atrás eu ia querer ir várias noites seguidas. Mas acho que ainda vale a experiência uma vez na vida. Estávamos lá com um grupo grande, a gente é animado, subiu na mesa e nunca mais desceu. Foi bem divertido! 
Possivelmente a única foto publicável da noite
Desvirtualizando na Holanda
Quatro dias depois, ainda me recuperando da ressaca, me enfiei num avião e fui para Amsterdam. Passei dois dias com uma amiga querida da faculdade, pude conhecer sua baby, relaxamos num spa, e curtimos sua casa nova. Apesar da chuva que não deu um minuto de trégua, foi uma delícia. E aí, da casa dela segui para um fim de semana desvirtualizando gente querida que conheci por essa internet. Eu já tinha conhecido a Taís pessoalmente em São Paulo, antes de me mudar para a Suíça. A Alê eu conheci aqui em Berna, numa passagem dela pela Suíça. A Ana e a Paula encontrei pessoalmente pela primeira vez. Quero fazer um post especial sobre esse momento, e falar só disso: de como você encontra pela rede gente que só o acaso, a vida e a geografia não te permitiriam encontrar, e como isso é legal demais! 
Ale, Taís, Paula e Ana <3
Além de passear por uma chuvosa Amsterdam, passamos um domingo outonal em Utrecht, e eu adorei muito a cidade! É uma Amsterdamzinha com zero turista dentro rs. Tem casinhas fofinhas, tem canais, tem cafés aconchegantes, tem ciclistas, mas não tem milhares de gentes se empilhando pela rua. Recomendo muitíssimo! Fica há cerca de meia hora de Amsterdam. Os trens saem praticamente de 20 em 20 minutos, e ida e volta custou 17 euros. 
Pelas ruas de Utrecht
É um não é uma Amsterdamzinha?
Keek, um dos cafés mais fofos em que já entrei (e com uns bolos muito bons!)

Outono chegando em Berna
Uma semana depois, uma amiga veio passar um dia comigo em Berna. Com essa história de viajar pra Zurich todos os dias e chegar em casa morta, fazia um bom tempo que eu não curtia uns dias em Berna, fazia turistagem na minha cidade, olhava seus cantinhos que tanto gosto. 
As folhas começando a mudar de cor, e o rio começando a baixar, mostrando seus bancos de areia (sinal de que a neve das montanhas já não está derretendo mais)
Minha vista favorita <2

Brienzer Rothonrn 
No fim de semana passado acordamos num sábado super ensolarado e pegamos o carro em direção a Brienz. Brienz é uma cidade que fica ainda no Cantão de Berna, mas já na divisa com Obwalden. É bem roça suíça, rs. É "famosa" pelo lago muito lindo, rodeado de montanhas, e de uma água turqueza incrível! 
O dia estava muito gostoso, e resolvemos pegar a maria fumaça para subir o Rothorn, uma das montanhas da região. Esse tremzinho só funciona entre abril e outubro, e ainda assim, nesse último fim de semana do mês já não vai mais até o topo, mas somente até a middle station, Planalp. Uma opção legal é subir de trem, e descer a pé. A trilha não é difícil, e dura umas duas horas. A gente não fez porque Mati tinha um jogo de volei no dia seguinte e não queria cansar. Uma outra opção para explorar o Rothorn é subir com a gôndola, que sai de Sorenber e funciona o ano inteiro. 
A Maria Fumaça, não muito eco friendly, mas bonitinha
O caminho entre a cidade e Planalp leva meia hora, e a vista é essa belezura aí
Vale a pena demais!
Berghaus mais fofa
E um Bernese em seu habitat
Brienz fica a uma hora e meia de Berna, e somente a 20 minutos de Interlaken, para quem está na área. Para mais informações de horários e preços, aqui estão os sites: maria fumaça e gôndola. Interlaken, alias, fica entre os lagos de Thun e Brienz, e é uma das vilas famosas da Suíça. A gente encerrou o dia passeando por ela, que é bem badalada e cheia de turistas. 
Jungfrau, uma das montanhas mais famosas da Suíça, vista de Interlaken
Escrever esse post me fez ver que entre dias caóticos e cansativos, outubro foi bom demais! Encontrar amigos, curtir a natureza, dormir até mais tarde, ver beleza em nossa cidade, conhecer lugares novos e enfiar o pé na jaca de vez em quando, são os prazeres que a gente pode se dar quando a rotina parece estar massacrando. E eu sei que sou privilegiada demais, mas ainda assim, sou gente e tenho aqueles momentos de reclamar da vida, né?! Normal. Mas vendo assim, escrito, o tanto de coisa legal que eu fiz em um mês, fica mais fácil colocar as coisas em perspectiva e perceber que o saldo é muito, mas muuuito positivo! Que assim continue sendo. Bom novembro pra vocês!

6 comentários:

  1. Que post mais maravilhoso! A Suiça é muito surreal, parece que você entrou dentro de um quadro pq são exatamente aquelas paisagens que a gente vê nos museus. Seu outubro foi lindo e o meu tb e nosso encontro foi um dos highlights dele. Ainda quero fazer um post bonitinho sobre isso, só não faço ideia de quando vai sair. E os bancos de areia do rio aparecendo!? Sinal que nas montanhas já innvernou real neh o_0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outubro foi mara, mas agora invernou real oficial aqui na cidade tbm e eu já estou como? Reclamando de novo hahaha.. faz parte!

      Excluir
  2. Que fotos lindas, Gabi! Fiquei cheia de vontade de visitar a Suíça.

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top