Maio e o "novo normal"

Maio foi um mês bem especial. Enquanto o corona seguia assombrando boa parte do mundo, a vida começou a retomar alguma normalidade aqui na Suíça. O mês começou com uma pequena abertura para salões e lojas de diy, e terminou com bares, restaurantes e parques abertos ao público. Se a princípio eu fiquei meio ressabiada, no final eu já tava bem a vontade rs... Fomos em vários restaurantes, e aproveitamos ai vinte dias pra nos despedir de Berna. Enquanto a gente ia se entendendo com os dilemas de 2020 - encontrar ou não amigos? Precisa vestir máscara? Ir ou não ir no bar? - uma primavera linda ia florescendo na Suíça. 
Primeira escapada em semanas
Nas despedidas de Bern, conhecendo Schwellenmätteli, um restaurante na beira da água

Ainda no clima de mudança, resolvemos fazer um passeio pela região do Jura, uma área que é mais próxima de Berna, mas já na fronteira com a França. O destino foi Le Locle e La Chaux de Fonds, as duas cidades que, juntas, são a sede da famosa relojoaria suíça. A gente sabia que não tem muito o que fazer por lá, e que depois de mudados, teríamos dificilmente motivo para dirigir mais de 2 horas até lá. E realmente... Além de passar pelos prédios de marcas famosas, como Rolex, Tag Heuer, Tissot, Cartier, etc, não tem muito o que fazer. Le Locle, a 8 quilômetros da França, é especialmente sem graça, rs.. La Chaux de Fonds ainda tem um centro antigo bonitinho. O ponto turístico da região, um mirante sobre o rio Doubs, a divisa entre a Suíça e a França, estava fechado por conta da pandemia. Então pra gente sobrou comer um kebab na praça, pensar nos relógios que nunca compraremos, e dirigir pra casa. Mas no caminho tinha Neuchatel, e de lá eu gosto muito. Pra completar, estava ensolarado. Resumindo, paramos por lá e curtimos um fim de tarde maravilhoso na beira do lago. 
As casinhas coloridas na beira do lago em Neuchatel
Fazendo jus a blogueirisse rs

Maio é também o mês dos feriados: aqui na Suíça é celebrada a ascenção de Cristo e o Pentecostes, feriados do calendário cristão, que variam conforme carnaval e Páscoa. E com esses feriados veio a lembrança dos planos que a pandemia não concretizou: iríamos dirigir até Nice e passar um feriado no Riviera Francesa. Mas não aconteceu, e resolvemos fazer acontecer por aqui mesmo. Durante o feriado teve picnic na beira do rio, teve encontro - a distancia - com amigos queridos, e demos uma volta de bike em que bati meu novo recorde: 29 quilômetros, vendo Berna quase que de cabo a rabo rs. Foi bonito terminar nosso último fim de semana em Berna sentados na varanda do Sternen, o hotel em que ficamos por uma semana na nossa chegada. 
Pedalando brom Bremgarten bei Bern

E pelos campos de Sttetlen

Na beira do Aare

<3

E foi assim, com uma vibe lá em cima, num clima de verão, de vida recomeçando, de esperança pela luz no fim do túnel, que a gente encerrou esse capítulo da vida na Suíça. Berna, valeu, foi bom, adeus :) 

8 comentários:

  1. Que bom saber que a Suica esta 'dando conta' do novo normal. Espero que a Inglaterra consiga tb. E boa sorte na nova cidade <3

    ResponderExcluir
  2. O novo normal esta até suave por aqui também, mas não sei até quando. Amo a foto da blogueirisse de pernas de fora. A gente passa a dar bastante valor a esse tipo de coisa quando mora em lugar frio neh? Aproveite bastante essa liberdade ao ar livre que esse ano está ainda mais especial. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, todo ano eu fico emocionada nos primeiros dias de pés e pernas de fora :)

      Excluir
  3. Boa sorte na nova cidade e boa mudança Gabi ♥ Fico feliz que a Suíça está lidando bem com o fim da quarentena já que por aqui as coisas estão de mal a pior :(

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  4. Gabi, sua despedida de Berna parece que foi uma delicinha, não me canso dessa beleza Suíça, socorro, cada canto lindo. Imagino o tanto de sentimentos e tanta coisa se passando na cabeça com essa mudança. Que essa nova fase na nova cidade seja ainda mais linda! <3
    E que esse coronga vá embora logo, socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xô corongaaaa!! Não aguento mais.. E sim, vc tem razão, Suíça sempre enchendo os olhos da platéia :)

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top