Wengen: Como ir, onde ficar e o que fazer

 Faz MUITO tempo que eu não faço um post assim blogueirinha de viagem, né? É porque esse blog não é de viagem mesmo rs... Mas aproveitei a animação de escrever que veio junto com o ano novo, a memória fresquinha e pronto. Vem comigo! 

Wengen é uma vila alpina relativamente famosa, fica na região de Jungfrau, nas terras altas do cantão de Berna. A maioria das pessoas conhece Wengen por estar no caminho  de Jungfraujoch, a estação de trem mais alta do mundo, e uma das principais atrações turísticas da Suíça. Wengen é muito charmosa, e tem muitas atividades pra fazer, tanto no inverno como no verão. 


Como ir? 

Wengen é car-free, então só se chega lá de trem. É possível ir de carro até Lauterbrunnen, e de lá pegar o trem sentido Kleine Scheidegg, que sai de meia em meia hora. O estacionamento em Lauterbrunnen é bem grande (e tem mais de uma opção, mas o da estação é o mais conveniente), e é possível deixar o carro lá por vários dias. No nosso caso, 5 diárias custaram 66 francos. O trem custa CHF 6,80 e a viagem dura cerca de 20 minutos, com uma vista deslumbrante pela janela. O trajeto de trem saindo de Zurich, Berna, Genebra ou Basel é via Interlaken, pegando o trem de lá para Lauterbrunnen. No site da SBB você consegue ver horários e preços a partir da sua origem. 

Onde ficar? 

A vila é pequena, mas tem bastante opção de hospedagem, variando do luxo ao lixo, e com preços para todos os bolsos. A gente ficou num hotel pequeno, a 10 minutos do centro, com uma vista espetacular (essa foto de céu rosa que abre o post é da varanda do nosso quarto). O hotelzinho era bem simples, barato, antigo e decadente. O café da manhã era gostosinho, e o melhor: era possível voltar pra casa esquiando ou de trenó, descendo a montanha. Se valeu a pena? Sim! 

O restaurante do Hotel Brunner, onde ficamos

Mas para além de indicação de hotel, que eu só posso indicar onde fiquei rs, eu achei interessante abrir essa questão porque descobri que o skipass da região de Grindelwald te permite pegar os trens entre Lauterbrunnen, Wengen, Kleine Scheidegg e Grindelwald o dia inteiro. Então, se for esquiar, é possível se hospedar nesses outros lugares e ainda assim ir conhecer Wengen. Eu tinha achado um hotel melhor e mais em conta em Lauterbrunnen, e achei que acabaria saindo caro ficar pagando trem pra subir pra Wengen - mas eu estava enganada. Teria sido possível ficar lá! 

A chegada na deslumbrante Grindelwald

O que fazer? 

Nunca vi tanta gente fazendo outras coisas além de esqui numa estação rs. O trenó é uma grande atividade de Wengen (e da região de Jungfrau como um todo), com inúmeras trilhas. Além do esqui, snowboard e trenó, ainda no inverno é possível fazer caminhadas, snowshoeing (aquela raquete que se põe no pé para andar na neve), cross country ski, paraglider, caminhadas. Tem MUITA coisa para se fazer por lá, além de observar a paisagem. O passeio mais famoso da região é a subida para Jungfraujoch, uma estação de trem a mais de 3 mil metros de altitide, onde tem restaurante, castelo de gelo, observatório, e é possível ver neve o ano inteiro. 


A minha pista favorita, bem tranquilinha no meio de uma floresta

No verão tem muitas trilhas, e da pra fazer mountain bike, andar de troti (tipo um patinete), e eu to doida para ir fazer as trilhas em First, já no lado de Grindelwald. A mais famosa é a Frist Cliff Walk, uma passarela elevada com vista de cair o queixo. Em First tem também outras possibilidades, como fazer um voo panoramico amarrado por cabos (o First Flier), ou num pássaro de metal. Resumindo: tem muita coisa pra fazer. Além de tudo, ainda tem fondue, raclette, e todas as comidas maravilhosas típicas dos alpes suíços. 


Uma caminhada delícia que fizemos pelo vale em Lauterbrunnen

Se eu voltaria? Sem dúvidas... Mas também poderia me hospedar em Lauterbrunnen, Mürren e até mesmo em Kleine Scheidegg. Mas é isso, a região de Jungfrau oferece muitas cidades lindas, cheia de atividades, atrativos o ano inteiro, e como tudo na Suíça, cheio de paisagens de tirar o fôlego. 

3 comentários:


  1. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Triângulo da Sorte

    ResponderExcluir
  2. As paisagens são muito lindas mesmo, mas confesso que o frio me desanima um pouco hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é meio desanimador mesmo rs.. ainda mais depois de meia hora do lado de fora rs. Mas como dizem aqui, o problema do frio é a roupa errada. Eu super recomendo colocar a roupa certa e, já que não tem como fugir do inverno, aproveitar!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top